Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Setas Participa do 1º Encontro de Capacitação do Selo UNICEF em Araguaína

Data do post: 15/03/2018 17:25:36 - Visualizações: (796)

“Os municípios que conseguem obter o Selo UNICEF, serão reconhecidos pelo trabalho desenvolvido nas ações de intersetoriedade, em áreas como Assistência Social, Saúde e Educação, por exemplo. Por isso, é importante trabalharmos, por meio de políticas públicas, para assegurar aos nossos jovens seus direitos garantidos e mudanças positivas na vida de cada criança e de cada adolescente”.

Setas-TO

Foi isso que disse a secretária de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), Patrícia do Amaral, durante a solenidade de abertura do 1° Encontro de Capacitação do Selo Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF) edição 2017-2020, que aconteceu na manhã desta quinta-feira, 15, em Araguaína.

O coordenador do escritório do UNICEF, Antônio Carlos Cabral, afirmou que o Selo leva diversas contribuições para a gestão pública. “Nós contribuímos para realização de políticas públicas que colocam a criança e adolescente em evidência. E para isso, ajudamos na capacitação e realizamos monitoramento de situações. Mas, para receber o Selo, o município deve alcançar os indicadores propostos dentro do cenário de avaliação de impacto social. Além disso, também são avaliadas ações estratégicas desenvolvidas e precisam ser resolvidos os problemas ligados a saúde, educação, proteção e participação social”, considerou.

Setas-TOJá a articuladora do Selo UNICEF no município de Itaguatins, Leia Mendes, falou da importância da capacitação. “O encontro é de fundamental importância porque é o primeiro momento, após a adesão, que os municípios estão reunidos e poderão tirar dúvidas, compreender melhor as estratégias do UNICEF e do Selo, além de entender a metodologia de trabalho para atingir as metas propostas”, disse. 

Em sua 3ª edição, adesão do Tocantins do Selo Unicef foi de  61%, com a participação de 87 municípios. Destes, 28 participam da capacitação na região-polo de Araguaína nesta quinta e sexta e outros 45 já participaram das oficinas no inicio desta semana em Palmas. A Capacitação Selo Unicef  tem como objetivo qualificar a atuação nos processos de elaboração, execução, monitoramento e avaliação de políticas públicas, sendo o primeiro momento de aproximação com os municípios após o processo de adesão.

Selo Unicef

O Selo é uma certificação internacional que reconhece avanços reais e positivos para vida de crianças e adolescentes, além de agregar a articulação aos municípios para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para o infanto-juvenil. Representa uma iniciativa para melhorar as condições de vida das crianças e adolescentes no Semiárido Nordestino e na Amazônia Legal Brasileira, áreas que concentram o maior número de jovens em situação de vulnerabilidade social, como por exemplo, vítimas de violência, exploração de mão de obra infantil, entre outros.

Fonte: Setas-TO