Secretaria de Saúde de Tocantinópolis Realiza Atendimentos Odontológicos de Alunos Especiais da Apae

Data do post: 19/03/2018 23:57:17 - Visualizações: (846)    Imprimir

Com objetivo de promover assistência odontológica através de ações de educação preventiva e curativa aos alunos da Escola Especial Um Passo Diferente, a Secretaria Municipal de Saúde de Tocantinópolis promoveu na última sexta-feira (9), atendimento odontológico com atividades de prevenção e cuidados em saúde bucal aos apaeanos.

Foto: Dirceu LenoO projeto conta com a participação dos odontólogos, Jakellinne Caetano e Diego Lima; e da pediatra Luciana Donola de Camargo Pupio.

Foto: Dirceu LenoDe acordo com a diretora da unidade escolar, Lucionina Maria Rodrigues da Silva, a Escola Especial Um Passo Diferente tem como missão trabalhar a Educação Especial, e dentro dessa premissa, conscientizar os pais e/ou responsáveis, educadores, funcionários, coordenadores e alunos sobre a importância e a necessidade de se preservar a dentição e a boca saudável, além disso visa socializar, integrar e incluir as pessoas com deficiência intelectual e múltipla na sociedade.

Desse modo, Lucionina destaca que o projeto Promoção da Saúde Bucal: garantindo aos portadores de necessidades especiais o direito de igualdade no acesso aos serviços de saúde bucal tem por objetivo “promover assistência odontológica visando à melhoria da saúde bucal dos nossos alunos e proporcionar uma melhor qualidade de vida, uma vez que o tratamento odontológico pode modificar o perfil dos portadores de necessidades especiais e contribuir para a sua inclusão na sociedade”, informou.

A gestora destaca a importância da parceria entre a Apae e Secretaria Municipal de Saúde e a APAE, na qual proporciona aos alunos um atendimento de qualidade, visto que o processo de triagem com profissionais capacitados, oportuniza uma melhor avaliação, e posteriormente, os alunos são encaminhados para atendimento no Posto de Saúde. “Essa parceria é fundamental e necessária para que haja inclusão”, disse Lucionina.

Foto: Dirceu LenoA odontóloga Jakelinne Caetano Lobo destaca que os alunos da Apae são pacientes que necessitam de atenção e suporte mais priorizados. “O projeto conta o apoio da Secretaria Municipal de Saúde e a Apae, para juntos ampliarmos o contato com as famílias dos alunos, buscando realizar não só o atendimento odontológico, mas também a prevenção através da orientação na higiene bucal. Esperamos assim, garantir uma melhor qualidade de vida a esses alunos”, frisou.

Segundo o secretário de saúde, Jair Aguiar a integração deste serviço e aprendizado são fundamentais para melhorar a qualidade de vida e consequentemente a higiene bucal dos pacientes. “Esta iniciativa trará resultados importantes aos alunos, família e escola, bem como, para a Secretaria de Saúde que objetiva sempre a prevenção de agravos, tendo em vista que a Apae realiza um trabalho de atendimento e acompanhamento de pessoas com deficiência intelectual, múltipla e síndromes associadas, com uma saúde muitas vezes vulnerável e com necessidade de um acompanhamento da equipe de saúde”, afirma.

Fonte: Dirceu Leno/Ascom Prefeitura de Tocantinópolis

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Em Destaque

Pesquisa IBOPE Mostra Mauro Carlesse com 50% das Intenções de Votos no TO

Foto da notícia

Data: 17/08/2018 22:49:42 - Visualizações: 240

Notícias Relacionadas

15/08/2018
Diário Oficial da Terça Feira (14), Traz Aviso de Paralisação das Obras de Pavimentação da TO-126 Trecho Tocantinópolis/Ribeirão Grande

13/08/2018
Procissão das Águas Integra Festejo em Honra à Padroeira de Tocantinópolis

10/08/2018
Com a Absolvição dos Acusados, Fica a Pergunta: Quem Matou Romildo Alves?

09/08/2018
Acusados de Degolar Homem em 2016 Vão a Júri Popular Nesta Quinta Feira (09), em Tocantinópolis

06/08/2018
Dupla que Pretendia Assaltar o Correio de Tocantinópolis é Interceptada e Presa em Aguiarnópolis

06/08/2018
Homem é Preso Pela Polícia Militar de Tocantinópolis por Tentativa de Homicídio

Todas as Notícias