Coordenadores da Secretaria de Saúde de Tocantinópolis Participam da 14ª Reunião Anual de Doença de Chagas e Leishmaniose

Data do post: 20/03/2018 00:46:32 - Visualizações: (1097)    Imprimir

Focados em debater avaliações e metas estratégicas prioritárias para vigilância e controle, coordenadores municipais de combates as endemias de vigilância epidemiologia e coordenadores da atenção básica da Secretaria Municipal de Saúde de Tocantinópolis, participaram da XIV Reunião Anual de Doença de Chagas e Leishmaniose Visceral, em Palmas.

Foto: Dirceu LenoFoto: Dirceu LenoNo encontro foram apresentadas avaliações das metas relativas às atividades estratégicas prioritárias para vigilância e controle, bem como orientação de forma participativa, a construção do plano de trabalho para a execução das ações de vigilância e controle destas doenças no Tocantins. 

Em cooperação com a Organização Pan Americana (OPAS), foram apresentadas diversas novidades dentro do trabalho que as áreas técnicas já realizavam e novas propostas para esse ano. O treinamento durou dois dias e meio para cada região.

Foto: Dirceu LenoDentro da proposta apresentada foram abordados ainda a orientação participativa, a construção do plano de trabalho para a execução das ações de vigilância e controle das doenças de chagas e leishmanioses no Tocantins. Participaram do evento, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Maria Vandecy Soares Ribeiro; a coordenadora da Atenção Básica, Elizangela Gomes Sousa de Fernandes; e o supervisor de campo, José Martins da Silva.

Durante o momento, a Superintendência de Vigilância, Promoção e Proteção à Saúde por meio da Assessoria Técnica da Doença de Chagas, Diretoria de Vigilância Epidemiológica das Doenças Vetoriais e Zoonoses atribui “Menção Honrosa” à Secretaria de Saúde do Município de Tocantinópolis pelo alcance das metas programadas em 2017, relativas às Atividades Estratégicas Prioritárias A1, A2, A3 e A4 do Programa de Vigilância, Prevenção e Controle da Doença de Chagas.

Foto: Dirceu LenoO servidor Carlos Marinho Pereira, técnico em Laboratório de Entomologia, participou da reunião Anual de Avaliação da Rede de Laboratórios Entomoparasitológico do Estado do Tocantins, e recebeu da Secretaria de Estado da Saúde Laboratório Estadual de Entomologia Médica, “Menção Honrosa” em reconhecimento às suas importantes contribuições no exercício de atividades laboratoriais, controle vetorial e destacada participação em nossa comunidade.

O município de Tocantinópolis se destacou por desenvolver diversas ações focadas nas atividades e estratégias prioritárias como por exemplo, a realização de vigilância ativa para controle dos vetores, através de pesquisa triatomínica em unidades domiciliares programadas; a realização de vigilância passiva para controle dos vetores, através da notificação de insetos suspeitos, feita pela população; realização de controle químico domiciliar e manejo ambiental para controle dos vetores, conforme critérios de seleção; e investigação da transmissão da doença de chagas aguda em todas as unidades domiciliares onde ocorrer captura de triatomíneos infectados por Tripanosoma cruzi.

Foto: Dirceu LenoAo retornar ao município, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Maria Vandecy Soares Ribeiro reuniu com os Agentes de Endemias e Agentes de Saúde das Unidades de Saúde do Alto Bonito e Ana Vina, onde repassou as informações obtidas na XIV Reunião Anual de Doença de Chagas e Leishmaniose Visceral. “A reunião contribuiu muito para termos maiores informações acerca da prevenção e combate à doença de Chagas. As orientações obtidas no encontro facilitarão a estimular os responsáveis pelos imóveis a adotar os cuidados necessários e executar, durante a visita, medidas de controle indicadas para os problemas encontrados, possíveis de serem reproduzidas pelo responsável em relação aos agravos de Chagas e Leishmaniose”, informou.

 

Fonte: Dirceu Leno/Ascom Prefeitura de Tocantinópolis

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Em Destaque

Trio que Matou Comerciante é Preso Pela Polícia Civil e Adolescente Conta Detalhes de Como Assassinou José Gonçalo

Foto da notícia

Data: 12/01/2019 04:40:28 - Visualizações: 12062

Notícias Relacionadas

16/01/2019
Prefeito Paulo Gomes Emite Nota de Esclarecimento Após Acusações de Vereador

15/01/2019
Buracos Provocados Pela BRK Ambiental em Ruas e Avenidas de Tocantinópolis Podem Gerar Multas de Até R$ 658,80 Por Dia

14/01/2019
Eletricista Veicular Tem Motocicleta Honda Pop 100 Furtada na Rua da Tobasa em Tocantinópolis

12/01/2019
Trio que Matou Comerciante é Preso Pela Polícia Civil e Adolescente Conta Detalhes de Como Assassinou José Gonçalo

11/01/2019
Comerciante de Tocantinópolis é Vítima de Latrocínio Durante Assalto em Chácara que Morava

10/01/2019
Tocantinopolina Disputará o Concurso Miss Tocantins em Evento que Acontecerá em Palmas

Todas as Notícias