CAR Será Realizado de 20 a 23 de Março na Secretaria Municipal de Assistência Social

Data do post: 20/03/2018 14:01:01 - Visualizações: (377)    Imprimir

O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um registro público obrigatório para todos os imóveis rurais e reúne informações ambientais das propriedades. Nesse sentido, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, em parceria com a Prefeitura de Tocantinópolis, realizará levantamento de imóveis rurais com até 320 hectares, nos dias 20 a 23 de março na Secretaria Municipal de Assistência Social, das 8 às 18 horas e será gratuito.

Fernando CardosoLembrando que os trabalhos das frentes itinerantes ocorrerão também na zona rural de Tocantinópolis. Dia 20/03, os atendimentos acontecerão no Povoado Folha Grossa, na Escola Municipal Manoel de Souza Lima; Dia 22/03, será a vez do Povoado Passarinho receber a equipe do CAR, na Escola Municipal 7 de Setembro; e Dia 23/03, os atendimentos ocorrem no Povoado Pedro Isaías, no Posto de Saúde José Fernandes da Silva. O horário de atendimento é sempre das 8 às 18h.

Os proprietários e posseiros de terras, em Tocantinópolis, interessados em realizar o CAR deverão comparecer aos postos de atendimentos munidos de seus documentos pessoais (Identidade, CPF ou Carteira Nacional de Habilitação - CNH); comprovação de propriedade ou de posse; memorial descritivo e mapa da propriedade; e coordenadas geográficas da propriedade.

O registro ao CAR é obrigatório para todos os imóveis rurais onde, além da regularização a propriedade, passará a ter os benefícios previstos no novo Código Florestal (Lei n° 12.651/2012). O proprietário que não efetuar sua adesão ao CAR poderá ficar sem acesso ao financiamento rural, além de não poder solicitar licença ambiental e nem fazer qualquer negociação com o imóvel rural.

Oferecido de forma gratuita a quem possuir propriedades rurais de até 320 hectares, o cadastramento é um registro eletrônico que visa gerar uma base de dados estratégica para o controle, o monitoramento e o combate ao desmatamento das florestas e da vegetação nativa do Brasil.

Benefícios

Ao realizar o Cadastro Ambiental Rural o produtor rural tem a possibilidade de diminuir o tempo de espera e de aprovação em linhas de crédito, bem como nos processos de instalação de energia elétrica nas propriedades rurais. No Tocantins, o CAR é desenvolvido pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e será realizado, sem custos ao proprietário rural.

CAR

Criado pela Lei 12.651/2012, no âmbito do Sistema Nacional de Informação sobre Meio Ambiente (Sinima), o Cadastro Ambiental Rural se define em base de dados estratégica para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do Brasil, além de ser instrumento para planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais. O CAR é um dos mecanismos de fortalecimento da política de preservação ambiental, sobretudo das Áreas de Preservação Permanente (APP), de Reserva Legal, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa.

Você sabia?

Mesmo que você não tenha toda a documentação da sua propriedade é bem provável, que você possa dar entrada no processo de cadastramento! Não perca a oportunidade de tirar todas as suas dúvidas e confirmar se é possível fazer o CAR da sua terra.

Fonte: Dirceu Leno/ Ascom Prefeitura Tocantinópolis

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Em Destaque

Frango Americano Assumirá Responsabilidade Pelos Frangos Alojados nas Granjas que Forneciam Para a Bonasa

Foto da notícia

Data: 24/04/2018 16:31:23 - Visualizações: 5434

Notícias Relacionadas

24/04/2018
3ª Conferência Municipal da Educação Acontece Dia 25, em Tocantinópolis

24/04/2018
Frango Americano Assumirá Responsabilidade Pelos Frangos Alojados nas Granjas que Forneciam Para a Bonasa

23/04/2018
Com Dois Meses de Salários Atrasados, Parte dos Funcionários do Abatedouro Aroldo Amorim da Bonasa Entram em Greve

23/04/2018
Polícia Civil Prende Dois Supostos Traficantes de Drogas em Tocantinópolis

21/04/2018
Polícia Militar Recupera Caçamba que Havia Sido Furtada em Tocantinópolis

18/04/2018
MPE Requer na Justiça a Ampliação da Rede de Esgoto de Tocantinópolis

Todas as Notícias