Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Caocid Realiza Palestra Para Pastoral do Idoso em Palmas

Data do post: 20/03/2018 14:24:46 - Visualizações: (876)

Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das politicas públicas para idosos foram tema de palestra realizada pelo Centro de Apoio Operacional da Cidadania, dos Direitos Humanos e da Mulher (Caocid) do Ministério Público Estadual (MPE) no último domingo, 18, durante um treinamento de conselheiros da Pastoral do Idoso, na Igreja São João Batista, em Palmas.

Ministério Público EstadualNa palestra, a coordenadora do Caocid, Promotora de Justiça Thaís Cairo Lopes, destacou que o envelhecimento populacional é uma realidade mundial, no entanto, a sociedade civil e os órgãos públicos ainda não estão completamente preparados para atender essa faixa etária.

Apontou que criar um sistema de cuidados em saúde com profissionais treinados para prover assistência ao número crescente de idosos ainda é um desafio, bem como integrar a promoção da saúde à assistência e promover um envelhecimento ativo da população.

Falou sobre as políticas públicas existentes atualmente, o Estatuto do Idoso, o papel da família, sobre os tipos de violência mais comuns contra os idosos e os canais disponíveis para denúncia, como o Disque 100.

Destacou ainda como os conselheiros da Pastoral devem agir no caso de encontrarem idosos em situação de risco social ou de vida.

Pastoral

A Pastoral da Pessoa Idosa visa acolher, acompanhar, orientar e garantir o acesso dos idosos às políticas públicas previstas em lei, tendo como base a promoção humana e espiritual, sustentada na palavra de Deus. Atualmente, a Pastoral da paróquia São João Batista atende 157 idosos da comunidade.

Fonte: Ministério Público Estadual