Tocantinópolis Implanta Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável

Data do post: 23/03/2018 15:35:17 - Visualizações: (1184)    Imprimir

O município de Tocantinópolis implantou e deu posse aos membros de seu Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável.

Dirceu Leno

A reunião com essa finalidade aconteceu na manhã desta quinta-feira (22), no plenário da Câmara Municipal, e contou com a presença do prefeito Paulo Gomes; do secretário de Agricultura, Salomão Barros; do secretário de Meio Ambiente, Delvani Souza; dos vereadores, José Raimundo e Osvaldo Brito, e dos membros do CMDRS.

Foi empossado como presidente do Conselho Municipal, o vereador José Raimundo Gomes Leite, tendo José Porto Leal como vice-presidente, e Augusto Pereira Caldas e Guilherme Pereira dos Santos Neto, como primeiro e segundo secretário, respectivamente.

Dirceu LenoDurante apresentação, o Conselho já teve assuntos importantes na pauta da primeira reunião: aprovou o regimento interno e o Plano de Uso e Sustentabilidade. De acordo com o secretário de Agricultura, com a criação do CMDRS, o município de Tocantinópolis terá mais oportunidades no agronegócio. “Tocantinópolis tem muito a ganhar com a criação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável. O município abrirá novas oportunidades aos pequenos e médios produtores rurais, principalmente no que tange a agricultura familiar”,disse Salomão Barros.

O secretário de Meio Ambiente, Delvani Souza ressaltou da importância dessa discussão, pois o conselho e a sociedade organizada devem estar unidos. “Que as questões ambientais não sejam deixadas de lado, mesmo sendo um desafio bastante complicado, temos que discutir e colocarmos na agenda. Espero que colhamos bons frutos e que possamos apresentar bons resultados para a sociedade tocantinopolina, visto ser uma temática muito importante”, disse.

Dirceu LenoA gerente do Banco da Amazônia, em Tocantinópolis, Dalva Fernandes Pereira salientou que o Basa tem compromisso muito grande para com o agronegócio. “Temos que cumprir 51% dos recursos internalizados para os pequenos negócios. Como gerente da agência do Basa, quero contribuir, sobretudo no agronegócio que compreende a 11 municípios da região”, pontou.

Dalva disse ainda que a agência do Basa de Tocantinópolis encontra-se impossível para fazer novos financiamentos devido ao grande índice de inadimplência. “Hoje a agencia está praticamente sem operacionalização com o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), em virtude da inadimplência que atingiu o nível máximo, mas paralelamente a isso, temos uma lei que foi prorrogada até dia 31 de dezembro, onde essas operações que foram contratadas até dezembro de 2011 poderão ser renegociadas com desconto de até 85%, para que eles possam recuperar seus créditos, o que irá reduzir a inadimplência da agência e voltarmos a financiá-los”, destacou a gerente.

Gilmar Gonçalves, empresário e presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Tocantinópolis, destacou que a criação do CMDRS veio em boa hora, visto que os pequenos produtores devem estar Dirceu Lenoatentos quanto às informações que lhes são peculiares. “Toda pequena propriedade deve estar com a documentação correta, e talvez sem a ajuda pública e do conselho isso não seja possível. Devemos focar na instrução desde o pequeno ao grande produtor, porque 90% do pessoal que comete erros, comete por não conhecer as normas. Então, temos que nos amparar melhor e os conhecimentos debatidos nessas reuniões devem ser levados para as demais localidades rurais deste município”, pontuou.

Presente na reunião, o prefeito Paulo Gomes disse que diante da crise que assola o país, o momento é de buscar alternativas, e a agricultura familiar é uma das principais para a geração de emprego e renda. “Precisamos nos organizar e fortalecer a agricultura familiar. Uma das iniciativas é implantar até dezembro ou janeiro, o Selo Sim, uma das partes importantes para o fortalecimento da agricultura familiar. E o CMDRS será parceiro do poder público municipal, pois a partir das reuniões com os agricultores, empresários e sociedade, as pautas advindas desses encontros irá nos orientar a agirmos de maneira correta e dentro da legalidade. Portanto, tenho certeza que a Prefeitura tem toda a boa vontade de estar apoiando e trabalhando juntamente com o Conselho na busca de desenvolver a agricultura familiar, principalmente dando apoio ao pequeno produtor”, destacou.

Fonte: Dirceu Leno/ Prefeitura de Tocantinópolis

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Em Destaque

Prefeito Paulo Gomes Inicia Construção de Casas Populares em Tocantinópolis

Foto da notícia

Data: 19/06/2018 15:10:42 - Visualizações: 1486

Notícias Relacionadas

20/06/2018
Secretaria Municipal de Saúde de Tocantinópolis Realiza Curso de Atendimento Pré-hospitalar de Urgência e Emergência

19/06/2018
Prefeito Paulo Gomes Inicia Construção de Casas Populares em Tocantinópolis

16/06/2018
Câmara de Tocantinópolis Aprova Doação de Terreno Para Construção da Sede da Polícia Militar

13/06/2018
Prefeitura de Tocantinópolis Finaliza Primeira Turma do Projeto Hidroginástica Para Gestantes

13/06/2018
Prefeito Paulo Gomes Altera Horário de Expediente Durante os Jogos da Seleção Brasileira

12/06/2018
Operação da Polícia Civil em Tocantinópolis Resulta na Apreensão de Duas Armas e Duas Pessoas Presas

Todas as Notícias