Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Tocantinópolis Implanta Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável

Data do post: 23/03/2018 15:35:17 - Visualizações: (2131)

O município de Tocantinópolis implantou e deu posse aos membros de seu Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável.

Dirceu Leno

A reunião com essa finalidade aconteceu na manhã desta quinta-feira (22), no plenário da Câmara Municipal, e contou com a presença do prefeito Paulo Gomes; do secretário de Agricultura, Salomão Barros; do secretário de Meio Ambiente, Delvani Souza; dos vereadores, José Raimundo e Osvaldo Brito, e dos membros do CMDRS.

Foi empossado como presidente do Conselho Municipal, o vereador José Raimundo Gomes Leite, tendo José Porto Leal como vice-presidente, e Augusto Pereira Caldas e Guilherme Pereira dos Santos Neto, como primeiro e segundo secretário, respectivamente.

Dirceu LenoDurante apresentação, o Conselho já teve assuntos importantes na pauta da primeira reunião: aprovou o regimento interno e o Plano de Uso e Sustentabilidade. De acordo com o secretário de Agricultura, com a criação do CMDRS, o município de Tocantinópolis terá mais oportunidades no agronegócio. “Tocantinópolis tem muito a ganhar com a criação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável. O município abrirá novas oportunidades aos pequenos e médios produtores rurais, principalmente no que tange a agricultura familiar”,disse Salomão Barros.

O secretário de Meio Ambiente, Delvani Souza ressaltou da importância dessa discussão, pois o conselho e a sociedade organizada devem estar unidos. “Que as questões ambientais não sejam deixadas de lado, mesmo sendo um desafio bastante complicado, temos que discutir e colocarmos na agenda. Espero que colhamos bons frutos e que possamos apresentar bons resultados para a sociedade tocantinopolina, visto ser uma temática muito importante”, disse.

Dirceu LenoA gerente do Banco da Amazônia, em Tocantinópolis, Dalva Fernandes Pereira salientou que o Basa tem compromisso muito grande para com o agronegócio. “Temos que cumprir 51% dos recursos internalizados para os pequenos negócios. Como gerente da agência do Basa, quero contribuir, sobretudo no agronegócio que compreende a 11 municípios da região”, pontou.

Dalva disse ainda que a agência do Basa de Tocantinópolis encontra-se impossível para fazer novos financiamentos devido ao grande índice de inadimplência. “Hoje a agencia está praticamente sem operacionalização com o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), em virtude da inadimplência que atingiu o nível máximo, mas paralelamente a isso, temos uma lei que foi prorrogada até dia 31 de dezembro, onde essas operações que foram contratadas até dezembro de 2011 poderão ser renegociadas com desconto de até 85%, para que eles possam recuperar seus créditos, o que irá reduzir a inadimplência da agência e voltarmos a financiá-los”, destacou a gerente.

Gilmar Gonçalves, empresário e presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Tocantinópolis, destacou que a criação do CMDRS veio em boa hora, visto que os pequenos produtores devem estar Dirceu Lenoatentos quanto às informações que lhes são peculiares. “Toda pequena propriedade deve estar com a documentação correta, e talvez sem a ajuda pública e do conselho isso não seja possível. Devemos focar na instrução desde o pequeno ao grande produtor, porque 90% do pessoal que comete erros, comete por não conhecer as normas. Então, temos que nos amparar melhor e os conhecimentos debatidos nessas reuniões devem ser levados para as demais localidades rurais deste município”, pontuou.

Presente na reunião, o prefeito Paulo Gomes disse que diante da crise que assola o país, o momento é de buscar alternativas, e a agricultura familiar é uma das principais para a geração de emprego e renda. “Precisamos nos organizar e fortalecer a agricultura familiar. Uma das iniciativas é implantar até dezembro ou janeiro, o Selo Sim, uma das partes importantes para o fortalecimento da agricultura familiar. E o CMDRS será parceiro do poder público municipal, pois a partir das reuniões com os agricultores, empresários e sociedade, as pautas advindas desses encontros irá nos orientar a agirmos de maneira correta e dentro da legalidade. Portanto, tenho certeza que a Prefeitura tem toda a boa vontade de estar apoiando e trabalhando juntamente com o Conselho na busca de desenvolver a agricultura familiar, principalmente dando apoio ao pequeno produtor”, destacou.

Fonte: Dirceu Leno/ Prefeitura de Tocantinópolis