Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Pedal e Boia Cross na Cidade de Lajeado têm Inscrições Abertas

Data do post: 23/03/2018 22:32:14 - Visualizações: (859)

A Área de Proteção Ambiental Serra do Lajeado (APASL), juntamente com a Prefeitura de Lajeado e o grupo Lajeado Pedalando, promovem para o este sábado, dia 24, passeios que estão com as inscrições abertas.

Naturatins-TOSão dois pedais, um de 50 km de ida e volta ao Morro do Lual, para ciclistas profissionais e o outro para amadores, com percurso de cinco km em torno do município de Lajeado. Até esta quinta-feira, 22, 130 ciclistas profissionais já haviam realizado as inscrições. Quanto aos amadores mais de 200 estão inscritos.

Conforme gestora da APA, Camilla Oliveira Muniz, os eventos têm como objetivo lembrar o mês nacional do Turismo Ecológico, comemorado no dia 1º/03, e também o Dia Mundial da Água, comemorado nesta quinta-feira, 22. “O nosso propósito, como dos outros parceiros é reunir os ciclistas para percorrer e conhecer a rica biodiversidade da região de Lajeado, no sentido de valorizar o cerrado e manter os corpos hídricos”, considerou.

De acordo com o presidente do Grupo Lajeado Pedalando, Joatan de Oliveira Ferreira, o percurso do 1º Pedal Ecológico de Lajeado para os ciclistas profissionais terá como rota o mirante e a cachoeira do Lual. Já os amadores, percorrerão um trajeto alternativo margeando o Rio Tocantins, Ribeirão Lajeado e cachoeira Viva Vida.

Naturatins-TOJoatan Ferreira assegura que no alojamento oferecido pela Prefeitura os participantes poderão guardar os veículos e bicicletas com segurança e sem risco de vandalismo. Ele também ressalta, “é importante que todos levem sua garrafa para colocar água, pois não será permitido o uso de copos descartáveis. Teremos água para todos e também será servido um café da manhã às 5:30, para que a largada ocorra pontualmente às 6h”, destacou.

Outra programação para este sábado é VI edição do “Boia Cross”, o maior evento aquático da região central do Estado. Trata-se de um passeio pelo Rio Lajeado, de realização da Prefeitura local. A concentração será a partir das 7h da manhã no balneário Ilha Verde, com saída para o local ao meio-dia. A largada está programada para às 13h, com saída da Chácara da Iva Rodrigues, a 10 km da cidade. A previsão de chegada é às 17h. A Prefeitura disponibilizará ônibus para levar os participantes até o ponto de partida.

Aos amantes de aventura basta levar sua boia e seu colete salva - vidas e se divertir nas cachoeiras e correntezas do Rio Lajeado. “Sem equipamento de segurança, ninguém adentra o rio”, salientou a gestora da APA, Camilla Muniz.

A gestora disse ainda que as inscrições para o Boia Cross, também acontecem no dia do evento a partir das 8h da manhã. No caso dos ciclistas, eles podem fazer as inscrições após o trajeto.

Naturatins-TOPara o 1° Pedal Ecológico de Lajeado, as inscrições também podem ser realizadas pelo email apaserradolajeado@naturatins.to.gov.br, ou pelo whatsapp 9 9249.9399, com Joatan. Os participantes deverão entregar 1 quilo de alimento não perecível antes da largada e retirar seus tickets de descontos para consumo nos restaurantes locais parceiros dos eventos. Os alimentos arrecadados serão doados à famílias carentes posteriormente.

Camping

Camila Muniz informa aos interessados em pernoitar, que a prefeitura de Lajeado vai disponibilizar as instalações do CRAS, sendo oferecidas duas salas climatizadas, com prioridade para mulheres e crianças, além de camping com banheiros e capacidade para 40 barracas. O local é coberto e fica dentro da cidade, possui uma área murada e sombreada.

“Para pernoitar é necessário levar colchões e roupas de cama. As atividades contarão também com equipes de saúde e ambulância para assistência, caso ocorra algum imprevisto. A polícia militar também estará apoiando na segurança dos eventos”, sinalizou.

A programação segue até às 2 da manhã com shows artísticos.

Fonte: Naturatins-TO