Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Naturatins Participa do 8º Fórum Mundial da Água, em Brasília - DF

Data do post: 23/03/2018 22:42:45 - Visualizações: (908)

O Governo do Tocantins por meio do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) participou do 8º Fórum Mundial da Água, ocorrido no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília - DF, no período entre 17 e 23/03. O 8º Fórum teve como objetivo contribuir para o diálogo no processo decisório sobre o tema em nível global, visando o uso racional e sustentável deste recurso.

Naturatins-TOO Fórum é organizado a cada três anos pelo Conselho Mundial da Água em parceria com o país e a cidade anfitriã. Ao todo, já ocorreram sete edições do evento em sete países. Esta é a primeira vez que a América Latina sedia o evento, que já aconteceu nos continentes africano, americano, asiático e europeu.

Para o presidente do Naturatins Herbert Brito Barros (Buti), o Tocantins teve uma participação muito importante no Fórum mundial, no contexto da água, não só em nível de Brasil, mas também em nível internacional. “Nós temos experiências altamente positivas, porque o Tocantins tem grandes bacias como as do Rio Araguaia e Tocantins, que são referências nacionais. Sabemos que a água é um bem fundamental para a sobrevivência humana”, declarou.

O gestor atribuiu ao Estado um grande privilégio em possuir bacias tão importantes e ao mesmo tempo disse ser uma grande responsabilidade administrar esses mananciais, de modo que sejam preservados e mantidos de forma intacta. “Queremos que o Tocantins possa cada vez ter mais abundância de água, assim colher bons frutos no futuro”, frisou.

Naturatins-TOHerbert Brito enfatizou que as políticas desenvolvidas no Tocantins referente aos recursos hídricos tiveram um destaque especial durante as discussões do Fórum. “Nossos mananciais despertam grande interesse do mundo, já que as bacias Araguaia e Tocantins são fundamentais para o sistema hídrico do Brasil”, assinalou.

E para finalizar o presidente do Naturatins completou que o evento foi importantíssimo para o planeta. “Tenho a mais pura das convicções que o Tocantins tem muito a contribuir com preservação e o respeito para com os mananciais de todo Brasil”, concluiu.

Do Naturatins também estiveram presente no Fórum, o vice-presidente do órgão, Edson Cabral, que dentre as atividades participou de Painel no Espaço Brasil, além da Gerente de Controle de Uso dos Recursos Hídricos, Vanessa Sardinha, que participou da palestra – Crise Hídrica, dentre outras discussões.

Naturatins-TOAinda durante o evento o Ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, anunciou a assinatura da portaria designando o pato-mergulhão como ave símbolo da conservação das águas brasileiras, ou seja, o embaixador das águas brasileiras.

Unidades de conservação

Nesse aspecto, Sarney Filho ressaltou que as unidades de conservação cumprem importante função na sobrevivência do pato-mergulhão. Ele lembrou, inclusive, que as regiões tidas como habitat da espécie são Jalapão, no Tocantins; Chapada dos Veadeiros, em Goiás, e Serra da Canastra, em Minas Gerais.

A campanha de conservação do pato-mergulhão vai constar de ações de educação ambiental e de divulgação da importância da espécie e dos riscos que ela corre. Uma das estratégias será envolver estudantes de escolas públicas e privadas e sensibilizar a mídia para a necessidade de preservar a espécie.

Fonte: Naturatins-TO