Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Festival de Canoagem do Cantão Contará com Programação Diversificada

Data do post: 27/03/2018 14:11:18 - Visualizações: (707)

O 3º Festival de Canoagem e Ecologia do Cantão foi pauta de reunião ocorrida na sede do Parque Estadual do Cantão, no sábado, 24. A programação do evento que já é tradicional na região, acontecerá no período de 28/04 a 1º/05.

Naturatins-TOComo nos anos anteriores, o evento será uma organização de parceiros como o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) por meio do Parque Estadual do Cantão, Instituto Araguaia de Proteção Ambiental e a Prefeitura Municipal de Caseara. Levar o maior número de participantes e visitantes é a meta da organização do Festival.

“O evento deste porte, além de incentivar o esporte, também tem como objetivo atrair turistas para Caseara, no sentido de gerar renda para a cidade, além de levar os visitantes a conhecerem o potencial turístico e as belezas cênicas daquela região”, argumentou o superintendente de Gestão Ambiental do Naturatins, Natal Castro, completando ainda, “O Naturatins vai colaborar com as atividades, porque entende que este é um momento de divulgar e conscientizar os turistas sobre o meio ambiente” adiantou.

Segundo o pesquisador George Georgiadis a programação do Festival de Canoagem e Ecologia do Cantão, terá atividades esportivas nas modalidades individual e dupla, nas categorias feminina e masculina. Ele destaca que o evento já é uma tradição muito disputada na região. Há informações de que canoistas de outros também virão competir.

“Na área cultural haverá duas apresentações de balé, uma delas de um grupo de bailarinos profissionais voluntários do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. E a outra, será montada por este grupo, que irá realizar um espetáculo com crianças de Caseara, com o tema Rio Araguaia e Cantão. Teremos também apresentação da orquestra e coral da UFT, quando teremos uma orquestra clássica, uma atividade rara em uma cidade do interior”, ressaltou.

Naturatins-TOA programação do Festival contará também com visitas ao ecossistema da unidade de conservação e passeios de canoas tradicionais maiores, quando os visitantes poderão conhecer a floresta inundada e locais com a presença das ciganas (aves) e dos botos. Também haverá palestras com temas ecológicos, além de pequenos eventos associados ao Festival.

Para Adailton Glória, supervisor do Parque, o Festival de Canoagem contribuí de forma positiva, principalmente por conta da publicidade dada ao evento pelos meios de comunicação e pelos parceiros. “Temos também um forte apoio do Instituto Araguaia e da Prefeitura de caseara. E um aspecto muito importante é a valorização dos canoeiros tradicionais, que são as pessoas que usam as canoas de madeira pelos rios da região. Isso é um fator de aproximação da população da cidade com as suas origens. O Festival movimenta a economia porque os hotéis têm as reservas esgotadas, todos ganham os prestadores de serviços e os comerciantes”, considerou.

Fonte: Naturatins-TO