Profissionais da Saúde de Tocantinópolis Participam de Curso de Acolhimento em Redes de Atenção à Saúde

Data do post: 27/03/2018 15:26:58 - Visualizações: (552)    Imprimir

Foi realizado nos dias 22 e 23 de março, no auditório da Diretoria Regional de Educação, o I Módulo do Curso de Acolhimento em Redes de Atenção à Saúde.

Dirceu Leno

A qualificação está sendo realizada pela Secretaria Estadual de Saúde, por meio da Escola Tocantinense do SUS Dr. Gismar Gomes (Etsus) e conta com a parceira da Secretaria Municipal de Saúde de Tocantinópolis.

O Curso de Acolhimento em Redes de Atenção à Saúde, tem o objetivo de implantar o acolhimento com avaliação de riscos e vulnerabilidades e o acolhimento com classificação de risco nas Redes de Atenção à Saúde do SUS no Tocantins, de acordo com a Política Nacional de Humanização.

Dirceu LenoAlém de Tocantinópolis, profissionais da saúde das cidades de Aguiarnópolis, Luzinópolis, Palmeiras e Santa Terezinha do Tocantins integram o treinamento, que consiste todas as unidades de saúde, no âmbito municipal, estadual e/ou Federal (Unidades de Saúde da Família, Núcleos de Apoio à Saúde da Família – NASF, Centro de apoio Psicossocial – CAPS, Hospitais municipais, Hospitais de Referência Estadual e Federal, Unidades de Pronto Atendimento – UPA, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, Hemocentro, Centros de Especialidades, entre outros).

A enfermeira, Rose Mary Aquino, que no ato representa a Escola Técnica do SUS, como tutora e docente do Curso de Acolhimento em Redes em Saúde, destaca que o treinamento se fundamenta na necessidade de implantação do acolhimento com classificação de risco.

Dirceu Leno“A cidade de Tocantinópolis é um dos polos de aprendizagem, por isso profissionais de outros municípios estão vindo para fazer essa formação junto com a equipe de Tocantinópolis. O curso foi uma demanda dos gestores da CIR (Comissão de Intergestores Regionais) pela necessidade de melhorar o acolhimento, que é a porta de entrada das unidades de saúde”, explica a tutora, Rose Mary.

As turmas estão organizadas na lógica das Regiões de Saúde, na perspectiva de potencializar a comunicação como elo entre os pontos de atenção que compõem as Redes, produzindo um olhar para as necessidades do território, com foco nas Estratégias de Educação Permanente em Saúde e Intervenção no Cotidiano dos Serviços, fomentando assim o extraordinário poder de “fazer” dos trabalhadores do SUS.

“O Curso preconiza que o nosso usuário seja melhor recebido, que tenha melhores respostas e que nós possamos assim atender aos princípios do SUS, que é ter qualidade no nosso atendimento. Classificar, anteder por horário, não deixar as pessoas esperando e organizar a rede de saúde, fazer com que os municípios se conversem com a referência e com a contra referência, afim de que se comuniquem-se melhor”, frisou Rose Mary.

Dirceu LenoConsiderando o número de municípios, bem como a necessidade de contemplar equipes multiprofissionais em cada município, as vagas foram distribuídas de acordo com o número de serviços existentes em cada Município/Região de Saúde. O curso está divido em quatro módulos com 80 horas de aula no final do curso. A cada mês os participantes terão dois dias de aulas. O segundo módulo será em abril, o terceiro no mês de maio, e o quatro em junho.

Como defensora do Sistema Único de Saúde, Rose Mary Aquino diz que é uma satisfação ministrar o curso. “Acredito que os profissionais fazem a diferença. O que falta é organizar o processo de trabalho e esse curso vem para proporcionar isso. A política nacional de humanização na organização do processo de trabalho para que a gente possa oferecer um melhor atendimento a nossa comunidade. É muito bom, gostoso e prazeroso estar aqui. Agradeço ao município de Tocantinópolis pela oportunidade de ceder o espaço para estarmos ofertando esse curso”, finalizou.

Fonte: Dirceu Leno/ Prefeitura de Tocantinópolis

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Em Destaque

Cartório Eleitoral da 9ª Zona Divulga Edital de Nomeação de Mesários da Próxima Eleição

Foto da notícia

Data: 14/08/2018 12:33:59 - Visualizações: 435

Notícias Relacionadas

13/08/2018
Procissão das Águas Integra Festejo em Honra à Padroeira de Tocantinópolis

10/08/2018
Com a Absolvição dos Acusados, Fica a Pergunta: Quem Matou Romildo Alves?

09/08/2018
Acusados de Degolar Homem em 2016 Vão a Júri Popular Nesta Quinta Feira (09), em Tocantinópolis

06/08/2018
Dupla que Pretendia Assaltar o Correio de Tocantinópolis é Interceptada e Presa em Aguiarnópolis

06/08/2018
Homem é Preso Pela Polícia Militar de Tocantinópolis por Tentativa de Homicídio

05/08/2018
Em Tocantinópolis, Motociclista Perde o Controle, Bate em Lixeira, Cai e Quebra a Perna na Rua Darcy Marinho

Todas as Notícias