Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Senar Tocantins Capacita Profissionais nos Cursos de Trabalhador na Piscicultura e Trabalhador na Produção de Inseminação Artificial em Almas

Data do post: 02/04/2018 20:47:08 - Visualizações: (834)

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Tocantins (SENAR/TO), cumprindo mais uma de suas missões de capacitar trabalhadores e produtores, fortalecendo o empreendedorismo do homem do campo, pensando nisso foi finalizado essa semana mais dois cursos no município de Almas, curso de Trabalhador na Piscicultura e Trabalhador na Produção de Inseminação Artificial.

FAET-TO

Realizar a Educação Profissional, a Assistência Técnica e as atividades de Promoção Social, contribuindo para um cenário de crescente desenvolvimento da produção sustentável, da competitividade e de avanços sociais no campo, essa é a missão do SENAR, capacitar e preparar o trabalhador rural para enfrentar a competitividade do mercado.

TRABALHADOR NA PRODUÇÃO DE INSEMINAÇÃO

O curso aconteceu na Fazenda Ipiranga do proprietário Marcelo Carassa, no município de Almas, 22 alunos foram inscritos na capacitação, o Curso é dividido em 40 horas, realizado em cinco dias, os participantes aprendem desde o processo de coleta do sêmen do boi, a parte anatômica do aparelho reprodutivo da vaca à técnica de inseminação.

A maioria dos participantes são produtores rurais que já atuam em fazendas, mas que necessitavam de ter as técnicas corretas de como realizar a Inseminação com boa qualidade.

O aluno Josiley Cardoso comenta que é muito difícil encontrar alguém que tenha conhecimento prático de inseminação. “Quero me capacitar para aumentar minha qualificação na área que atuo e em consequência disso ter o conhecimento correto de como realizar um trabalho com a melhor qualidade. Agradeço a Deus e também a Presidente do Sindicato Rural de Almas, Sandra Carneiro, pela oportunidade, em trazer o curso para nós em parceria com o SENAR, tenho certeza que daqui agora sairá ótimos profissionais capacitados com o melhor que existe no mercado do peixe. ” Finalizou o aluno.

TRABALHADOR NA PISCICULTURA

Na ocasião também teve o Curso de Piscicultura para 28 produtores da região, o evento contou com a parceria do frigorífico do município de Almas, o Tambora e do projeto Piratininga.

Durante o curso os alunos têm a oportunidade de aprender sobre, piscicultura intensiva vantagens da piscicultura em tanques-rede, principais espécies cultivadas em tanques-rede características das espécies, escolha do reservatório para a instalação Manejo em tanques-rede, monitoramento das águas dos reservatórios, como fazer amostragens biométricas, alimentação construção de tanques-rede comercialização dos peixes e avaliação da aprendizagem e do treinamento.

Segundo o aluno Daniel Carvalho, que participou do treinamento, “a realização desse curso vai proporcionar mais profissionalismo às pessoas que trabalham nesse ramo, as aulas práticas oferecem melhor oportunidade para o aluno vivenciar de perto como lidar com tais situações que surgem no nosso dia-dia”. Finalizou Daniel.

Fonte: FAET-TO