Alunos da Universidade da Maturidade Visitam Sede do TJ Conduzidos Pelo Personagem Histórico de Theotônio Segurado

Data do post: 09/04/2018 18:33:36 - Visualizações: (149)    Imprimir

Um divertido passeio pela história do Tocantins acompanhados da figura icônica de Joaquim Theotônio Segurado. Assim foi a tarde desta segunda-feira (09/04) para os alunos da Universidade da Maturidade (UMA), programa de extensão da Universidade Federal do Tocantins.

Tribunal de Justiça-TOConduzidos pelo personagem histórico de Joaquim Theotônio Segurado, interpretado pelo ator Osmar Casagrande, os alunos da UMA participaram de visita teatralizada do projeto “Por dentro do Palácio da Justiça" e puderam conhecer um pouco mais da história do Tocantins e também da sede do Poder Judiciário tocantinense.

Para a coordenadora do polo de Palmas da UMA, Margarete Silva de Sousa, essa foi uma ótima oportunidade de aprendizado para turma. “A gente gosta muito de levar nossos alunos em aulas de campo; é uma oportunidade de conhecer um pouco a história do Estado. Está velho não precisa aprender? Não, a gente aprende a cada dia uma coisa nova”, afirmou.

Venecy Pereira dos Santos, aluna da UMA, descreveu a visita como uma “experiência inacreditável“. “Foi maravilhoso! Eu estou estudando EJA e tenho uma prova de história hoje. Se cair na prova alguma questão sobre o que eu aprendi aqui, estarei com a resposta na ponta da língua”, acrescentou, comentando que a apresentação feita por um personagem histórico facilita o entendimento.

O universitário Severino José Dantas, conhecido como Bira Dantas, comemorou seu aniversário no passeio, recebeu felicitações dos amigos e ainda leu um cordel que ele escreveu sobre Theotônio Segurado e a visita da turma que, para ele, mostra a força da terceira idade. "Hoje através da arte, sua memória vai exaltar; ao virar peça de teatro, parte da sua história encenar. Como acadêmico da UMA e solidário a esta manifestação cultural, os velhos fazem sua parte; no Palácio da Justiça, seu espaço ocupar", declamou.

Tribunal de Justiça-TO“É muito gratificante ver os colegas universitários serem reconhecidos e demonstrarem toda sua força. E a visita foi maravilhosa! Eu que tinha pouco conhecimento de história, agora fiquei por dentro da história do Theotônio Segurado”, afirmou o entusiasmado visitante.

Objetivo

O projeto “Por dentro do Palácio da Justiça” tem o objetivo de aproximar o cidadão do Judiciário e, ao mesmo tempo, mostrar para a sociedade que ela pode e deve utilizar os mecanismos da Justiça em seu benefício. Ao aproximar fisicamente as pessoas do Tribunal de Justiça, de forma lúdica, abre-se a oportunidade para apresentar também a história do Poder Judiciário do Tocantins e, principalmente, o funcionamento básico do sistema de Justiça.

Serviço

Agendamento de visitas para turmas de alunos, estudantes universitário e público em geral podem ser feitas pelo telefone (63) 3218 4305 – Cerimonial do Tribunal de Justiça do Tocantins.

Fonte: Tribunal de Justiça-TO

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Em Destaque

Em Tocantinópolis, Construção de Casas Populares no Povoado Ribeirão Grande Estão em Fase de Conclusão

Foto da notícia

Data: 18/07/2018 01:38:52 - Visualizações: 779

Notícias Relacionadas

19/07/2018
Dunas do Jalapão Batem Recorde de Visitação

19/07/2018
Justiça Bloqueia Bens de Advogados e Escritórios Suspeitos de Causar R$ 120 Milhões de Prejuízos aos Cofres Públicos em Lajeado

19/07/2018
Defesa Agropecuária Recebe Grupo Chinês que Busca Investimentos no Tocantins

19/07/2018
Eleição da Associação de Moradores do Jardim Santa Bárbara de Palmas Acontece no Próximo Dia 29 de Julho

18/07/2018
Polícia Civil Apreende Adolescente Suspeito de Cometer Vários Atos Infracionais de Roubo em Guaraí

18/07/2018
Após Não Ingresso de Ação Principal em Processo, Justiça Federal Revoga Liminar que Bloqueou Bens de Ex-governador do Tocantins

Todas as Notícias