Utilização de Recursos Hídricos na Bacia do Rio Formoso Volta a Ser Pauta em Audiência Pública

Data do post: 10/04/2018 18:42:55 - Visualizações: (325)    Imprimir

A Comarca de Cristalândia realiza, nesta quarta-feira (11/4) a partir das 8 horas, em Lagoa da Confusão, a 5ª audiência pública para avaliar os resultados parciais do Projeto Gestão de Alto Nível da bacia hidrográfica do rio Formoso e prestar contas à comunidade sobre tudo o que já foi realizado.

Tribunal de Justiça-TOO juiz titular da comarca, Wellington Magalhães, está à frente do processo de mediação e destaca a importância da realização da audiência. “Iniciaremos a fase de revisão das outorgas, que demandará significativos esforços das partes envolvidas, especialmente do Judiciário como mediador do conflito inaugurado pelo Ministério Público”.

Entenda

Em setembro de 2016, o MPE ingressou com uma ação cautelar pedindo a suspensão das outorgas de captação de água na bacia dos rios Formoso e Urubu por conta da escassez do recurso natural na região. Juntamente com a Universidade Federal do Tocantins (UFT), o Judiciário elaborou uma proposta para monitoramento da utilização da água pelos produtores rurais.

A primeira fase do projeto contemplou levantar dados de disponibilidade hídrica e demonstrou as deficiências do sistema de monitoramento das águas. A segunda fase contemplou levantar dados de demanda, o quanto de água se capta dos rios, e demonstrou a imperiosa necessidade de controlar o uso da água em tempo real.

A terceira audiência concedeu prazo de 30 dias para os produtores instalarem as estações telemétricas em suas propriedades; e na quarta audiência ficaram definidas medidas, como conclusão do processo de integração dos sistemas SAD-Outorgas e SIGA-Naturatins e apresentação do plano de trabalho e metodologia que será empregada na fase de revisão de outorgas.

Fonte: Tribunal de Justiça- TO

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Em Destaque

Em Luzinópolis, Vereadores Anulam Eleição Recente Para Eleger Outro Presidente

Foto da notícia

Data: 14/12/2018 04:23:03 - Visualizações: 1296

Notícias Relacionadas

14/12/2018
Deputados Prestigiam Posse do Procurador-geral de Justiça no MPE

14/12/2018
Polícia Civil Conclui Investigação e Indicia Suspeito Por Homicídio Qualificado

14/12/2018
Justiça Condena Homem a 14 Anos de Prisão Por Roubo a Loja na Capital

14/12/2018
Luana Solicita ao Governo Convocação dos Candidatos Aprovados no Concurso da Defesa Social

14/12/2018
CGJUS Apresenta Resultados do Projeto de Mapeamento Psicossocial

14/12/2018
Polícia Civil Prende Mãe e Filho Suspeitos de Praticar Crimes Diversos

Todas as Notícias