Josi se Posiciona a Favor de Projeto que Regulamenta a Atividade do Lobby

Data do post: 11/04/2018 15:40:20 - Visualizações: (300)    Imprimir

A parlamentar acredita que uma lei bem elaborada tende a evitar o uso de práticas nocivas.

Deputada Josi NunesA deputada federal Josi Nunes (PROS-TO) fez o uso da palavra durante o grande expediente da sessão deliberativa da Câmara Federal desta terça-feira,10, para  se posicionar  a favor do projeto de Lei 1202/07  que dispõe sobre a regulamentação da atividade do lobby no Parlamento e no Executivo federal. A proposta está na pauta desta quarta,11.

Segundo a deputada, a priori no Brasil, a atividade de lobby assumiu conotação pejorativa associada a atividades ilícitas, tais como favorecimento, tráfico de influências, advocacia administrativa e até mesmo corrupção.

A parlamentar citou  o exemplo de países onde a regulamentação da atividade  trouxe  grandes avanços. “Em países com história democrática inclusive mais densa que a nossa, como os Estados Unidos, Inglaterra, França, dentre outros, essa atividade já está regulamentada, o que trouxe grandes avanços, essencialmente, no que dizer respeito á transparência, tanto para o trabalho dos grupos de pressão, como principalmente para a Administração Pública, recorrentemente abordada por esses grupos”, citou.

Josi acredita que uma lei bem elaborada tende a evitar o uso de práticas nocivas com o poder público, uma vez que a regulamentação irá definir regras transparentes para o exercício dessa atividade. “A regulamentação vai ao encontro dos preceitos constitucionais da Administração Pública, tais como a legalidade, impessoalidade, publicidade e, sobretudo, o princípio da moralidade, algo tão importante para novo rumo que pretendemos dar a coisa pública” , defendeu.

Entenda o Projeto

De autoria do deputado Carlos Zarattini (PT-SP),  o Projeto que regulamenta a atividade do lobby teve  o substitutivo da deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ), apresentado na última quarta-feira,4.

Conforme o texto,  poderão exercer a atividade de lobista, chamado pelo projeto de agente de relações institucionais e governamentais, qualquer pessoa, física ou jurídica, pública ou privada, inclusive instituições e órgãos públicos.

O lobby poderá ser exercido em processos de decisão política e sua legalização é justificada pelo substitutivo como “atividade legítima que visa a contribuir para o equilíbrio do ambiente normativo e regulatório do País”.

Para atuar junto ao Legislativo e ao Executivo federais, os lobistas poderão pedir seu cadastro na forma de regulamento.

 Esse cadastramento garantirá, por exemplo, o direito de apresentar aos tomadores de decisão sugestões de emendas, substitutivos, requerimentos e demais documentos no âmbito do processo legislativo ou regulatório.

Fonte: Deputada Josi Nunes

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Em Destaque

Em Luzinópolis, Vereadores Anulam Eleição Recente Para Eleger Outro Presidente

Foto da notícia

Data: 14/12/2018 04:23:03 - Visualizações: 1300

Notícias Relacionadas

14/12/2018
Deputados Prestigiam Posse do Procurador-geral de Justiça no MPE

14/12/2018
Polícia Civil Conclui Investigação e Indicia Suspeito Por Homicídio Qualificado

14/12/2018
Justiça Condena Homem a 14 Anos de Prisão Por Roubo a Loja na Capital

14/12/2018
Luana Solicita ao Governo Convocação dos Candidatos Aprovados no Concurso da Defesa Social

14/12/2018
CGJUS Apresenta Resultados do Projeto de Mapeamento Psicossocial

14/12/2018
Polícia Civil Prende Mãe e Filho Suspeitos de Praticar Crimes Diversos

Todas as Notícias