Tocantins Discute em Manaus o Plano Estratégico Para Retirada da Vacinação Antiaftosa

Data do post: 11/04/2018 15:46:19 - Visualizações: (275)    Imprimir

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) está participando, desde a última terça-feira, 10, em Manaus-AM, da reunião que discute e promove a execução do Plano Nacional de Erradicação da Febre Aftosa (PNEFA) 2017-2026.

Adapec Tocantins

O encontro, que encerra nesta quarta-feira,11, integra os estados participantes do  Bloco II- Amapá, Roraima, Pará e o Amazonas, com a colaboração dos estados do Mato Grosso e Tocantins, por terem regiões geográficas limítrofes com alguns estados citados.

A diretora de defesa, inspeção e sanidade animal, Regina Barbosa, explica que apresentou a situação atual da estrutura física e operacional da Agência, principais entraves e propostas de ação para áreas limítrofes. “Somos vizinhos do estado do Pará com grande extensão geográfica, por isso, já mantemos 10 barreiras fixas onde há travessia de balsas e intensificaremos Adapec Tocantinsainda mais as barreiras fluviais, para fiscalização da movimentação de rebanho, outras ações também já foram colocadas em prática”, disse referindo-se às auditorias no sistema informatizado da Agência, intensificação da fiscalização de animais em eventos agropecuários, entre outros.

De acordo com o presidente da Adapec, Humberto Camelo, os assuntos debatidos servirão para o aperfeiçoamento das atividades, além de evitar impacto com a transição do status sanitário do estado vizinho. “A previsão é de que o Pará vai retirar a vacinação antes do nosso Estado, por isso, fomos chamados para apresentar as ações já implementadas, além de discutirmos as orientações sobre as ações futuras”, destaca.

O Tocantins faz parte do bloco IV, juntamente com os estados de Goiás, Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Sergipe, São Paulo e o Distrito Federal. De acordo com o Ministério da Agricultura, a previsão para retirada da vacinação contra febre aftosa no Brasil é até 2023.

Fonte: ADAPEC Tocantins

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Em Destaque

Vândalos São Presos Após Cortar Palmeiras Plantadas na Rua XV de Novembro em Tocantinópolis

Foto da notícia

Data: 15/09/2018 11:23:48 - Visualizações: 8077

Notícias Relacionadas

19/09/2018
Suspeita de Traficar Drogas é Presa Pela Polícia Civil

19/09/2018
Termo de Cooperação Técnica Para Criação de Rede de Ouvidorias é Debatido

19/09/2018
Polícia Militar Prende Homem Por Porte Ilegal de Arma de Fogo de Uso Restrito

19/09/2018
Polícia Civil Apreende Várias Armas de Fogo em Residência de Porto Nacional

18/09/2018
INSS: Mutirão de Perícias Médicas Atenderá Mais de 600 Pessoas

18/09/2018
Workshop ICMS Ecológico é Realizado com Sucesso em Araguatins

Todas as Notícias