SENAR Fortalece Ações de Saúde Preventiva em Evento Nacional

Data do post: 16/04/2018 21:25:43 - Visualizações: (191)    Imprimir

Para fortalecer as ações de promoção social e garantir ao produtor e trabalhador rural acesso à saúde, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/AR) promoveu o 2º Seminário de Promoção Social voltado à Saúde Preventiva, o evento recebeu gestores e técnicos da área de promoção social das 27 Administrações Regionais da entidade em Brasília. 

Assessoria de comunicação FAET/SENARO coordenador de promoção social do SENAR/TO, Evaldo Pereira de Santana, participou do evento e disse que ficou muito feliz com tudo o que foi apresentado “cada vez mais aumenta o comprometimento e a responsabilidade com o público rural, principalmente quando nos deparamos com problemas sociais que assolam o homem e a mulher do campo, tudo isso nos mostra a certeza que a educação emocional e social, seja no meio urbano ou rural são os eixos principais para a melhoria da qualidade de vida do ser humano." Concluiu Evaldo.

Para o diretor-geral do SENAR/AR, Daniel Carrara, ele relata que: “ao andar pelo país, vemos o quanto a saúde no setor rural é frágil. Por isso nossa missão é focar em promoção social, avançar nas ações em saúde para suprir esse vazio institucional que o Brasil tem”. Disse Daniel.

O seminário contou com palestras de diversos especialistas de saúde, como o médico oncologista Drauzio Varella, que falou sobre educação em saúde como instrumento de mudança de atitude e qualidade de vida. Segundo o médico, orientar com foco na saúde é o que faz a diferença para dar qualidade de vida aumentar a expectativa de vida do brasileiro e o SENAR pode fazer isso, usando o contato direto nas capacitações ou usando a tecnologia com informações dirigidas.

“Por estar em todos os municípios espalhados pelo País, o SENAR pode dar uma grande contribuição, primeiro no diagnóstico, identificar quais são os problemas de saúde do homem no campo em cada região e em segundo lugar, tentar uma abordagem de fazer a informação chegar a essas populações”, comentou Varella. O oncologista reforçou a importância de uma dieta balanceada e do exercício físico como prioridade no dia a dia para se ter mais qualidade de vida e envelhecer com saúde. “O exercício físico é benéfico para qualquer tipo de problema. Envelhecimento não significa adoecimento.”

O primeiro dia do seminário contou ainda com palestras sobre as ações do Instituto Lado a Lado pela Vida, que desenvolve atividades voltadas às doenças cardiovasculares, câncer e saúde do homem, um panorama das doenças sexualmente transmissíveis e AIDS, com o diretor adjunto do Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Gerson Pereira, e um depoimento sobre HIV/Aids, com a advogada e ativista Beatriz Pacheco.

Fonte: Assessoria de comunicação FAET/SENAR

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Em Destaque

Dois dos Três Jovens Acusados de Cortar Palmeiras em Rua de Tocantinópolis São Inocentados da Acusação

Foto da notícia

Data: 21/09/2018 00:46:29 - Visualizações: 4028

Notícias Relacionadas

23/09/2018
Eduardo Gomes Quer Trazer Mais Obras e Recursos Para Palmas

23/09/2018
Polícia Civil Prende Mais Dois Traficantes de Drogas em Palmas

23/09/2018
Unidade do CIOPAER Auxilia Transporte de Órgãos Doados no Tocantins Pela Segunda Vez em uma Semana

23/09/2018
No Bico do Papagaio, Carlesse Reúne Milhares de Pessoas; “Campanha Segue Cada Vez Mais Forte"

21/09/2018
Vistoria da DPE-TO Constata Ambiente Insalubre, Revistas Vexatórias e Superlotação na Cadeia Pública de Miracema

21/09/2018
Polícia Civil Prende Suspeito de Executar Morador em Situação de Rua

Todas as Notícias