Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Alunos do Colégio Militar de Palmas Recebem Palestra Sobre Serpentes

Data do post: 18/04/2018 13:11:57 - Visualizações: (838)

Na tarde desta terça-feira, 17, o setor de Fauna do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) promoveu no auditório do órgão, uma palestra sobre serpentes para os alunos da 2ª série do Ensino Médio, do Colégio Militar de Palmas – Unidade II.

Naturatins-TONa ocasião foram repassadas informações que envolvem o comportamento, biologia, curiosidades e acidentes ofídicos. Os alunos foram acompanhados por uma professora de biologia e um professor de química.

Conforme a bióloga Raiany Cruz esses encontros são importantes para o repasse de conhecimentos e esclarecimentos sobre a real função das serpentes no ambiente que é, usar seus recursos com intuito de predação e defesa no meio em que vivem.

Rayany considera que assim como os outros animais, que desempenham papéis importantes na natureza, para que haja um equilíbrio dinâmico, ora como presa, ora como predador, e assim movendo a passagem de energia para diversos níveis tróficos. “Todos os animais possuem funções estabelecidas para contribuir com o ambiente. E é importante que isso esteja claro, para que com muito respeito consigamos conviver em harmonia, homem-natureza”, define.

Para o biólogo Tiago Scapini, o tema ministrado na palestra foi de extrema importância para corrigir uma visão distorcida que a sociedade tem de que as serpentes são animais perigosos e devem ser mortos a qualquer custo. Ele ressalta que é fundamental que se leve em consideração a importância ecológica das serpentes, o papel biológico e sua importância na medicina.

“Muitos venenos são utilizados para medicamentos, principalmente para o sistema cardiovascular. Educar os alunos, as futuras gerações, é uma forma de corrigir uma grande distorção em relação às serpentes, enfatizou”.

Naturatins-TONa visão do professor de química Maurício Heidson dos Santos Borges, palestras como a do Naturatins auxilia muito os alunos a terem informações certas sobre as serpentes. “Ajuda bastante na educação ambiental, porque os alunos tiraram dúvidas como a coloração, o veneno, os hábitos desse animal e inclusive a diversidade das serpentes no Tocantins”, destacou.

Para o professor, a palestra deverá criar uma nova cultura referente às serpentes. “Foi ensinado que não se pode sair matando esses animais por aí, Também foi explicado sobre os primeiros socorros, o soro antiofídico e outros fatores que com certeza vão abrir a mente dos alunos para a educação ambiental”, referiu.

De acordo com supervisora da Fauna do Naturatins, a médica veterinária Grasiela Pacheco, a interação com os alunos faz - se necessária para ampliar e divulgar informações assertivas que proporcionem a desmistificação e a proteção desse grupo de animais. “Para nós é muito satisfatório poder contribuir com a preservação e a compreensão do importante serviço ambiental prestado para fauna silvestre”, argumentou.

Fonte: Naturatins-TO