Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Estado e Municípios Debatem Demandas da Assistência Social em Reunião da CIB

Data do post: 18/04/2018 21:55:08 - Visualizações: (849)

Gestores e técnicos da Assistência Social do Estado e de 115 cidades do Tocantins que integram a Comissão Intergestores Bipartite do Tocantins (CIB) reuniram-se na tarde desta quarta-feira, 18, no auditório da Secretaria do Trabalho e Assistência Social (Setas), em Palmas, para discutirem os principais serviços executados pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no Tocantins.

Setas-TO

Setas-TONa ocasião, foram debatidos entre outras pautas a situação dos Conselhos Municipais de Assistência Social (CMAS), a avaliação do curso de Atualização em Vigilância Socioassistencial do Programa CapacitaSuas, o repasse dos recursos do Apoio Financeiro aos Municípios, apresentação do serviço regionalizado de acolhimento para criança e adolescente do Abrigo Tia Messias Braga de Porto Nacional, a Guarda Subsidiada e Regionalização.

Para a secretária da Setas, Patrícia Amaral, as reuniões da CIB são um termômetro para a gestão estadual da situação da assistência social nos municípios: “Este é um momento para que possamos fazer um balanço, discutir e avaliar como está o cenário vivido por cada secretaria de assistência social dos municípios. Neste âmbito, os municípios apresentam suas dificuldades que são relevantes para a execução dos serviços do Suas e, consequentemente, para o desenvolvimento do Estado como um todo, e a partir dos debates,  podemos buscar solução junto ao Estado e apresentar nossas demandas nas esferas nacionais para solucionar cada demanda”, pontua a secretária.

CIB

Setas-TOA CIB é um espaço de interlocução de gestores, que atuam como representatividade do Estado e dos municípios, levando em conta seus portes e distribuição regional, de forma que seus membros representem os interesses e as necessidades coletivas referentes à Política de Assistência Social.

De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, da cidade de Araguaína, Fernanda Barbosa, os encontros mensais da CIB são importantes devido a gama de informações que são repassadas aos municípios. "As diretrizes do Suas mudam constantemente,  então, sentimos a necessidade de ter informações atualizadas sobre tudo o que está sendo feito em todas as regiões na área da Assistência Social. Essas reuniões são essenciais, também, para que a gente consiga trocar experiências, discutir as mudanças do Suas e coletar resultados positivos acerca dos projetos que estão sendo desenvolvidos em benefício daqueles que mais precisam”, explicou.

Fonte: Setas-TO