Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Monaf Realiza Reunião do Conselho Consultivo

Data do post: 23/04/2018 17:48:39 - Visualizações: (765)

A Supervisão da Unidade de Conservação do Monumento Natural das Árvores Fossilizadas do Tocantins (Monaf), Unidade de responsabilidade do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) realizou na última sexta-feira, 20, a primeira Reunião Ordinária do Conselho Consultivo do Monaf, do ano de 2018. O encontro ocorreu na sede da Unidade, localizada no Distrito de Bielândia, município de Filadélfia.

Naturatins-TONa pauta do encontro foram discutidos assuntos como a renovação do Conselho Consultivo, Seletiva para contratação de Brigadistas para o ano de 2018, Manejo Integrado do Fogo (MIF) e a regularização fundiária das áreas que formam a Unidade de Conservação.

A reunião ocorreu com a presença dos conselheiros indicados pelas entidades para o Biênio 2018/2019, compostas pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Universidade Federal do Tocantins (UFT), Prefeitura Municipal de Filadélfia (TO), Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Bielândia, Associação do Projeto de Assentamento - P. A. Retiro II e Seguimento empresarial do Distrito de Bielândia, município de Filadélfia (TO).

Para o inspetor de Recursos Naturais e supervisor de Unidade de Conservação, Hermísio Alecrim Aires, por ser consultivo, o conselho é uma instância voltada para a orientação das ações e atividades realizadas na UC. “Desta forma procuramos promover um diálogo com a comunidade aqui representada por essas entidades de forma a estabelecer vínculos e trocas de informações, alinhando os interesses da UC, com os residentes. E também a execução de um conjunto de ações relacionadas com a gestão territorial, conservação e desenvolvimento socioambiental”, esclareceu.

Segundo o gestor, o Monaf foi inserido nas ações do MIF no ano de 2017, e obteve ótimos resultados. “Houve uma boa aceitação da ferramenta por parte da comunidade residente, principalmente por ser ‘adaptativo’ às características locais, o que nos motiva para continuarmos neste ano, com as ações neste formato”, considerou.

Naturatins-TOÁrvores Fossilizadas

O acervo natural ocupa uma área de 32 mil hectares do cerrado tocantinense. O monumento é uma Unidade de Conservação Ambiental do Estado criada pela Lei 1.179, de outubro de 2000. De acordo com pesquisas realizadas no local, os fósseis têm mais de 250 milhões de anos, sendo assim, são anteriores aos dinossauros. Entre os principais fósseis encontrados no monumento destacam-se as samambaias arborescentes.

O Monaf abriga a mais completa floresta fossilizada do mundo. Consta que é a floresta petrificada mais importante do Hemisfério Sul. É do período Permiano da era Paleozóica, entre 250 e 295 milhões de anos. No final deste período, o  planeta Terra assistiu à maior extinção em massa da fauna e flora, jamais ocorrida, em que aproximadamente 90% das espécies marinhas e talvez 70% das terrestres desapareceram.

O Monumento é procurado por geólogos, historiadores e pesquisadores. Os interessados em conhecer o local, devem agendar a visita na sede do Monaf pelo telefone (63) 3391-1034 ou na sede do Naturatins, pelo telefone (63) 3218-2678.

Fonte: Naturatins-TO