Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Após 17 Horas de Júri, MPE Obtém Condenação de Fábio Pisoni a 34 Anos de Prisão Pela Morte de Estudante em Gurupi

Data do post: 25/04/2018 17:50:58 - Visualizações: (840)

Antes mesmo das oito horas da manhã da última terça-feira, 24 de abril, uma longa fila já se formava na porta do Fórum de Gurupi. Estudantes do curso de Direito, parentes e a comunidade local se reuniram para acompanhar o julgamento de Fábio Pisoni, acusado do assassinato do estudante de agronomia Vinícius Duarte de Oliveira, crime ocorrido em dezembro de 2007.

Ministério Público EstadualApós 17 horas de julgamento, os Promotores de Justiça Ana Lúcia Gomes Vanderley Bernardes e Benedicto de Oliveira Guedes Neto tiveram todas suas alegações aceitas pelo Tribunal do Júri, que condenou Pisoni a 34 anos de prisão em regime fechado pelos crimes de homicídio triplamente qualificado, tentativa de homicídio triplamente qualificado de Leonardo Veloso Melo e porte ilegal de arma de fogo.

“Ao final do julgamento, com a condenação do acusado, o Ministério Público pleiteou o cumprimento imediato da pena, com o recolhimento de Fábio Pisoni. O Juiz Ademar Alves Filho acolheu o pedido e determinou o cumprimento imediato da sentença, fundamentado nas decisões mais recentes do Supremo Tribunal Federal, mesmo cabendo recurso por parte da defesa, uma vez que o réu respondia o processo em liberdade”, comentou a Promotora de Justiça Ana Lúcia Bernardes.

A sessão do Tribunal do Júri, que teve início às 8h30 de terça, estendeu-se até a 1h30 do dia seguinte. Após a sentença, Pisoni foi transferido para o Presídio Agrícola Luz do Amanhã, em Cariri do Tocantins, para o cumprimento da pena.

O julgamento chegou a ter cinco adiamentos anteriores, o que foi considerado pela Promotoria de Justiça como uso sucessivo de manobras, por parte da defesa, para retardar e dificultar o julgamento, visto que a pronúncia do réu foi realizada ainda em fevereiro de 2013. Pisoni chegou a ficar foragido entre os anos de 2008 e 2012.

Ministério Público Estadual“Mesmo passados mais de 10 anos do crime, o resultado do Tribunal do Júri foi justo. O corpo de jurados acolheu na íntegra as teses defendidas pelo MPE. Pisoni foi sentenciado a 32 anos, pelos crimes de homicídio e tentativa de homicídio, e mais dois anos pelo porte ilegal de arma de fogo”, concluiu a Promotora de Justiça.

O Tribunal do Júri contou com um corpo formado por sete jurados. A sessão foi conduzida pelo juiz de Direito Ademar Alves Filho. Foram ouvidas sete testemunhas, sendo três de acusação e quatro de defesa.

Entenda

Os crimes ocorreram na madrugada de 08 de dezembro de 2007, na cidade de Gurupi. Segundo a denúncia criminal, Fábio efetuou seis disparos de arma de fogo contra o carro em movimento no qual estavam Vinícius, Leonardo e outras quatro pessoas. O motivo teria sido uma discussão iniciada em uma festa.

A vítima Vinícius Duarte de Oliveira tinha 21 anos e foi atingida por dois tiros, sendo um deles no coração, e não resistiu aos ferimentos. Já a vítima Leonardo Veloso Melo sofreu lesões na cabeça, mas recuperou-se.

“Há muito tempo venho acreditando na Justiça. A dor é muito grande. O que posso fazer é ter fé e acreditar que a justiça foi feita”, disse Solange Duarte, mãe de Vinícius.

Foragido, Pisoni foi preso em 2012, em uma blitz no interior do Estado de São Paulo. Em 2015 conseguiu liberdade provisória. Dois anos depois voltou a ser preso, mas foi novamente posto em liberdade pelo Superior Tribunal de Justiça.

Fonte: Ministério Público Estadual