Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Secretaria Municipal de Educação e Cultura Promove com Sucesso 3ª CONAE Intermunicipal em Tocantinópolis

Data do post: 27/04/2018 18:35:23 - Visualizações: (1198)

Organizado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Tocantinópolis, realizou-se nesta quarta-feira (25), no auditório da Universidade Federal do Tocantins, com apoio das Secretarias de Educação dos municípios polarizados e da Diretoria Regional de Ensino, a 3ª Conferência Intermunicipal de Educação.

Dirceu LenoOs onze municípios envolvidos que compõem a microrregião participante foram: Aguiarnópolis, Angico, Cachoeirinha, Darcinópolis, Itaguatins, Luzinópolis, Maurilândia do Tocantins, Nazaré, Palmeiras do Tocantins, Santa Terezinha do Tocantins e Tocantinópolis.

Antecedendo as discussões propriamente ditas em relação aos temas aludidos da conferência, houve a belíssima apresentação cultural da Banda Musical Rouxinol, composta pelos alunos da Escola Estadual Girassol de Tempo Integral XV de Novembro. O grupo é regido pelo professor Joelson Guterman. Encantado, o público presente aplaudiu fervorosamente.

Dando prosseguimento, a secretária de Educação e Cultura de Tocantinópolis, Cristiane de Oliveira Rosa, abriu o evento, enfatizando sua felicidade pela presença de todos. “Somos responsáveis pela busca da qualidade na educação em nossos Dirceu Lenomunicípios. Somente com qualidade no ensino iremos contribuir para o desenvolvimento de nosso País. Que a partir dos debates sobre a educação nos municípios da região, possamos elaborar propostas pela melhoria da educação em âmbito municipal, e posteriormente defendê-los nas conferências estadual e nacional”, destacou a secretária.

Participaram da conferência cerca de 200 pessoas ligadas às entidades educacionais (educação básica, profissionalizante e ensino superior), professores, estudantes, representantes dos movimentos estudantis, gestores escolares, pais de alunos, sindicatos dos trabalhadores em educação. O encontro teve ainda a presença do diretor regional de Ensino, Dorismar Carvalho; do vice-diretor do Câmpus da UFT, Mauro Torres, e da assessora de Educação, Eliane Marinho.

Debatendo sobre o tema da 3ª CONAE: “A consolidação do Sistema Nacional de Educação (SNE) e o Plano Nacional de Educação (PNE): monitoramento, avaliação e Dirceu Lenoproposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica”, o professor da UFT, Dr. Joedson Brito, destacou que é preciso a união de todos para a consolidação do ensino de qualidade.

“É preciso lutar, fazer uma luta por dentro. Dizer o que sonhamos e o que queremos. A verdadeira luta tem que ser dentro do sistema, e nós que estamos na luta, temos que nos unir em prol de educação inclusiva e de qualidade, propondo políticas e ações, indicando responsabilidades e atribuições de cada representação, seja ela municipal, estadual ou federal”, disse Joedson.

No período da tarde, os participantes foram divididos em oito eixos temáticos com a incumbência de tratarem sobre os Planos decenais, articulação do SNE; qualidade, avaliação e regulação das políticas educacionais; gestão democrática; democratização da educação; educação e diversidade; políticas intersetoriais de desenvolvimento e educação; valorização dos profissionais da educação; e financiamento da educação.

Dirceu LenoApós os debates, foram colocados em plenária as alterações no texto base e escolhido os onze delegados e seus respectivos suplentes que irão participar da conferência estadual, em Palmas.

Conforme a secretária de Educação e Cultura, a conferência foi um sucesso. “Cada eixo foi apresentado e abordado seus objetivos pelos palestrantes convidados e após foram levantadas sugestões para cada eixo. Posteriormente foram eleitos os delegados que representarão os onze municípios na etapa regional da conferência, levando as discussões apontadas”, disse Cristiane.

Rosa também aproveitou a oportunidade para agradecer a todos que participaram e que estiveram empenhados com o objetivo da conferência, que é melhorar a educação, tanto nos aspectos do currículo, da diversidade, do financiamento e qualidade do ensino público.

Fonte: Dirceu Leno/ Ascom Prefeitura Tocantinópolis