Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Histórias de Tocantinópolis: Matriarca da Família Azevedo Completa 100 Anos de Vida

Data do post: 04/05/2018 01:52:31 - Visualizações: (5835)

A matriarca da Família Azevedo, Eliza Alves Azevedo completou 100 anos de vida nesta ultima quinta-feira (03/05).

Foto: Arquivo da FamiliaDona Eliza nasceu no dia 03 de Maio de 1918, data muito próxima do seu falecido esposo, o comerciante Tibério Maranhão Azevedo que aniversaria no mesmo mês que Dona Eliza, porém, dois antes, no dia 1º de Maio.

A história do casal coincide com a de muitos pioneiros da Velha Boa Vista do Padre João, pois ambos vieram de outras localidades para tentar a vida nas margens do Rio Tocantins naquela que futuramente passou a se chamar Tocantinópolis.

Tibério Azevedo é natural de Carolina (MA), onde nasceu no dia 1º de Maio de 1914, e com espírito aventureiro que parecia regra nos jovens maranhenses da sua época, ganhou o mundo ainda muito novo, vindo a conhecer a bela Eliza Alves que é natural da localidade de Rio Branco pertencente ao município de Ubá (MG), em São Paulo, onde após pouco tempo de namoro resolveram se casar no ano de 1947.

No ano seguinte o casal que se conheceu muito longe de onde nasceram, ganhou novamente o mundo vindo a desembarcar na falada Boa Vista do Padre João, cidade que começava a crescer e onde Tibério juntamente com Eliza Azevedo abriram um comércio de tecidos que futuramente se tornaria uma das maiores lojas de variedades da região.

Foto: Arquivo da FamiliaO tino para negócios do patriarca Tibério não ficou só no comércio, em pouco tempo de estadia, o maranhense fez grande patrimônio investindo na compra de glebas de terras chegando a ter 2.148 (Dois Mil Cento e Quarenta e Oito) Alqueires no entorno de Tocantinópolis.

Como era bastante conhecido, e com o apoio de sua companheira, Tibério também partiu para a vida política, elegendo-se vereador por quatro mandatos e também se candidatando a prefeito na década de 60 quando enfrentou o Sr. Zéca Morais que venceu a disputa.

Por infortúnio do destino Dona Eliza ficou viúva no ano de 2009, quando seu amado esposo faleceu depois de adoecer aos 95 anos, e do casamento dos dois, nasceram oito filhos, sendo 03 homens e 05 mulheres.

Atualmente, o nome do senhor Tibério Maranhão Azevedo dá nome a uma vila em Tocantinópolis.

Acamada devido a idade avançada, Dona Eliza completou os 100 anos de vida que em sua maioria foram vividos em Tocantinópolis, e por isso merece mais que nunca os parabéns por se tornar uma das poucas mulheres centenárias de nossa cidade.

Fonte: Redação do Tocnoticias