Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Paulo Gomes Anuncia Construção de Banheiros e Adaptações nas Residências dos Portadores de Deficiência Física

Data do post: 04/05/2018 21:20:19 - Visualizações: (1461)

O prefeito Paulo Gomes, recebeu na manhã desta sexta-feira (04), em seu gabinete os membros da Associação da Pessoa com Deficiência Física de Tocantinópolis (Adefto) para tratar sobre deliberações e melhorias na questão de acessibilidade, saúde, transporte e assistência social.

Foto: Dirceu LenoFoto: Dirceu Leno“Esta reunião foi muito produtiva e satisfatória. O prefeito tem se colocado à disposição na tentativa de promover um diálogo transparente visando sempre o melhor para todos nós”, disse Bethânia.

No encontro denominado “Agenda Positiva”, que teve a presença da vice-prefeita e secretária municipal de Assistência Social, Eleny Araújo, as demandas principais elencadas pelos cadeirantes e portadores de deficiência, foram a dificuldade de acessibilidade, o que tem inviabilizado, segundo eles, a locomoção em vias e locais da cidade.

Ouvindo atentamente as demandas, o prefeito Paulo Gomes ressaltou da importância do encontro, o qual evidencia um novo jeito de administrar, que é ouvir e dialogar com a sociedade. “Este momento é de grande importância para todos os deficientes do município. Através dessa reunião iremos providenciar a resolutividade das demandas apresentadas pelos membros da Adefto. Acredito que com diálogo aberto faremos uma ótima administração, pois o nosso objetivo é melhorar a qualidade de vida da população”, destacou o prefeito.

Foto: Dirceu LenoReginaldo Nascimento, membro da Associação da Pessoa com Deficiência de Tocantinópolis (Adefto), disse que a maioria das demandas são fáceis de solucionar. “Que o município continue disponibilizando um microônibus, pois o transporte facilita muita a nossa vida, além de oferecer um conforto maior, de buscar e deixar na porta de casa ou do local que desejamos ir, é uma forma de promover inclusão”, afirmou.

A secretária de Assistência Social, Eleny Araújo frisou que é necessário, previamente, fazer a solicitação do veículo com antecedência, visto que o microônibus atende aos estudantes. “Nós estamos à disposição para qualquer solicitação. Inclusive já atendemos os portadores de deficiência com a disponibilização do microônibus, e quando este não pode atender no momento solicitado, iremos disponibilizar outro veículo da secretaria. Nosso compromisso, é fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para que o serviço seja oferecido da melhor maneira e, principalmente, com segurança”, assegurou.

Foto: Dirceu LenoO gestor municipal noticiou uma novidade para esta temporada de veraneio: acesso de cadeirantes à praia do município. Paulo Gomes ressaltou que a equipe da Diretoria de Cultura e Turismo já está montando projeto do qual contemplará a acessibilidade dos portadores de deficiência física. Outra boa notícia anunciada pelo gestor municipal é que a Prefeitura irá construir mensalmente um banheiro adaptado, além de adequar os acessos e locais da para os deficientes físicos do município. Os trabalhos iniciam já no próximo mês.

“Equipes da Secretaria de Assistência Social irão fazer levantamento dos locais e famílias a serem contempladas, e de posse dos cadastros, realizamos a construção ou adaptação de um banheiro a cada mês. A meta é atender todos os deficientes de baixa renda que não dispõem de um local adequado para fazer suas necessidades higiênicas e fisiológicas”, explicou o prefeito Paulo.

A vice-prefeita também noticiou que em breve os usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos irão participar de aulas de hidroginástica na Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB). Existe um projeto em andamento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde que atende as gestantes do município. “Esta é mais uma ação que iremos ofertar aos nossos usuários do Centro de Referência de Assistência Social. Além de cuidarmos da saúde, estaremos incluindo os deficientes físicos em outros ambientes recreativos e de lazer, promovendo dessa forma a interatividade e inclusão social”, disse Eleny.

Foto: Dirceu LenoReginaldo também destacou que o município tem cumprido com suas responsabilidades em relação aos deficientes. “Agradecemos ao município, pois aqui é um dos poucos que tem essa atenção para com os deficientes. Nossos medicamentos são solicitados e entregues em nossas próprias residências. Enquanto outros municípios dificultam o acesso, aqui dialogamos e somos atendidos. Falta apenas alguns ajustes para ficar ainda melhor, mas tenho certeza que seremos atendidos”, disse.

O prefeito afirmou que irá providenciar com máxima urgência a pintura e sinalização dos locais com acessibilidade e adequação dos já existentes para os cadeirantes. Gosto de assumir e cumprir os compromissos. Tenho um carinho especial por todos, tanto que quando assumi a Prefeitura, estamos tendo uma atenção especial voltada para os deficientes físicos do município. Garanto que iremos fazer o que tiver ao nosso alcance e dentro da legislação para viabilizar as demandas apresentadas durante esta reunião”, finalizou o prefeito Paulo Gomes.

Fonte: Dirceu Leno/Ascom Prefeitura de Tocantinópolis