Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Produtores Rurais do Município de Jaú do Tocantins Participam de Curso Trabalhador na Olericultura

Data do post: 07/05/2018 13:16:05 - Visualizações: (705)

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Tocantins (SENAR/TO), em parceria com Sindicato Rural de Jaú do Tocantins, Prefeitura Municipal de Jaú e a Secretaria de Meio Ambiente do município, desenvolveram em parceria o Curso de Trabalhador na Olericultura.

FAET-TOAs aulas aconteceram no distrito de Novo Horizonte, município de Jaú.

A Olericultura é o termo utilizado para designar o cultivo de plantas com consistência herbácea, geralmente com ciclo curto e tratos culturais intensivos. São as conhecidas hortaliças produzidas em hortas. Para instalar uma horta, geralmente, não há a necessidade de uma área grande, dependendo da finalidade da produção. Foram repassadas aos alunos, noções de escolha do local, coleta, amostra e preparo do solo, produção de mudas, preparação de sementeiras, plantio de sementes e mudas.

O fundamental é observar as condições climáticas, insolação, o tipo de solo, a topografia, vento, água e até o acesso ao local, para garantir uma produção de hortaliças de qualidade, segundo a aluna Rosivânia Vieira da Silva, esse curso chegou em um momento muito FAET-TOimportante da sua vida. “Agora sim estou tento a oportunidade que eu sempre buscava, aprender a cultivar de forma correta para vender meus produtos com a melhor qualidade, hoje o consumidor está cada vez mais exigente e nós precisamos acompanhar essas mudanças”. Disse a produtora. 

O presidente da FAET/SENAR, Paulo Carneiro explicou que esses cursos do SENAR, são de suma importância a capacitação dos trabalhadores rurais para que obtenham melhores resultados em suas atividades profissionais, atuando corretamente, de acordo com as técnicas indicadas. “A profissionalização, por sua vez, proporciona ao trabalhador rural o preparo para a atuação e a competitividade no mercado de trabalho, para que desempenhe sua função com melhor qualidade”, finaliza a presidente.

Fonte: FAET-TO