Segundo Ibope, Kátia Abreu Lidera a Disputa Pelo Governo do Tocantins

Data do post: 10/05/2018 15:51:28 - Visualizações: (953)    Imprimir

O IBOPE Inteligência realizou, entre os dias 5 e 7 de maio, uma pesquisa de intenção de voto para a eleição suplementar para Governador do Tocantins a pedido da Fecomércio - TO.

Foto Montagem tocnoticias.com.brA candidata Kátia Abreu (PDT) aparece à frente com 22% das intenções de voto, mas é seguida de perto por Carlos Amastha (PSB) e Vicentinho Alves (PR), mencionados por 15% dos entrevistados, cada. Considerando a margem de erro da pesquisa, que é de 3 pontos percentuais (p.p.), os candidatos do PSB e PR estão tecnicamente empatados com Mauro Carlesse (PHS) que aparece com 10% das intenções de voto. Márlon Reis (REDE) obtém 5% das menções, enquanto Mário Lúcio Avelar (PSOL) e Marcos Souza (PRTB), têm 1% de menções, cada. No atual levantamento, os eleitores que declaram votar em branco ou nulo somam 18% e 12% não sabem ou não respondem à questão.

Destaques por segmentos

Kátia Abreu se destaca entre os eleitores que possuem de 5ª a 8ª série do ensino fundamental (33%) e entre os que têm de 16 a 24 anos (30%). Nota-se também uma tendência de crescimento das intenções de voto quanto menor a renda dos entrevistados: obtém 13% entre aqueles cuja renda familiar é acima de 5 salários mínimos e chega a 28% entre os que têm renda familiar de até 1 SM. Além disso, a candidata se destaca no interior do estado (25% das citações contra 9% em Palmas).

Carlos Amastha, apresenta sua maior intenção de voto entre os eleitores de Palmas (31% contra 11% no interior). O candidato pelo PSB, também se destaca entre os que possuem de 16 a 24 anos e entre aqueles que declaram renda familiar de mais de 2 até 5 salários mínimos (23% em cada). As intenções de voto no pessebista crescem conforme aumenta o grau de instrução do entrevistado (indo de 5% entre os que possuem até a 4ª série do fundamental a 22% entre aqueles que têm o Ensino Superior).

Já Vicentinho Alves apresenta maior intenção de voto no interior do estado (17% contra 6% na capital).

Mauro Carlesse destaca-se entre os eleitores de 45 a 54 anos, segmento no qual atinge 15% das menções.

As intenções de voto em Márlon Reis crescem quanto maior a renda familiar do entrevistado: é citado por 2% dos que têm renda familiar de até 1 salário mínimo e atinge 14% entre os que têm renda familiar superior a 5 salários mínimos. O candidato pela Rede possui 10% das citações em Palmas, contra 4% nas demais cidades do estado.

Os demais candidatos apresentam intenções de voto distribuídas de maneira homogênea nos segmentos analisados. 

Intenção de voto espontânea

Na pergunta espontânea, quando não há a apresentação do disco contendo os nomes dos candidatos, 52% dos eleitores não sabem ou não respondem à pergunta e outros 15% declaram que pretendem votar em branco ou anular o voto. O ex-prefeito de Palmas, Carlos Amastha é mencionado por 9% dos eleitores, enquanto Vicentinho Alves tem 8%. Kátia Abreu e Mauro Carlesse aparecem com 5% das menções cada um. Márlon Reis é lembrado por 2% dos eleitores e o ex-governador do Estado, Marcelo Miranda (PMDB), por 1%. Outros candidatos mencionados totalizam 2% das menções. 

Rejeição

O IBOPE Inteligência também questionou em quais dos candidatos os entrevistados não votariam de jeito nenhum. Kátia Abreu é mencionada por 37% dos eleitores, Vicentinho Alves por 24% e Carlos Amastha por 21%. Não votariam de jeito nenhum em Mauro Carlesse 15% dos entrevistados, enquanto 12% mencionam Marcos Souza. Mário Lúcio Avelar e Márlon Reis têm o mesmo índice de rejeição (11% cada). Aqueles que declaram espontaneamente que poderiam votar em qualquer um dos nomes apresentados representam 5% e os que preferem não responder correspondem a 22% da amostra. Nesta pergunta os entrevistados podem mencionar mais de um nome.

Influência de apoios: Quase metade dos eleitores declara que o apoio do Ex-Presidente Lula aumentaria a sua intenção de votar em um candidato para o Governo do Tocantins. Já os apoios do Presidente Michel Temer e do Ex-Governador Marcelo Miranda diminuiriam a vontade do eleitor de votar em um candidato. Os apoios do Ex-Ministro Ciro Gomes, do Ex-Governador de SP Geraldo Alckmin, da Ex-Presidente Dilma Rousseff e do Deputado Jair Bolsonaro não influenciariam a intenção de voto dos eleitores. 

Foto Reprodução Ibope

Avaliação da administração estadual
A administração do governador cassado, Marcelo Miranda, é avaliada como ruim ou péssima por metade dos eleitores (50%), regular por 31%, enquanto 14% a avaliam positivamente (ótima ou boa). São 6% os que não sabem ou não querem opinar.

Principais problemas do estado
Com relação a percepção da população sobre as principais áreas problemáticas do Tocantins, a da Saúde aparece em primeiro lugar, com 68% de menções. Em segundo lugar figura a Educação (39%) e em terceiro a Geração de Empregos e a Segurança Pública (27% cada).  Estes percentuais correspondem à soma das três áreas que os entrevistados poderiam mencionar.

Avaliação da administração federal
A administração do Presidente Michel Temer é avaliada de maneira negativa (ruim ou péssima) por 65% dos eleitores do Tocantins, enquanto 25% avaliam como regular e são 5% os que consideram a administração federal de forma positiva (ótima ou boa). Aqueles que não sabem ou não querem opinar somam 5%.

Clique Aqui Para Ver a Pesquisa Completa

Fonte: Redação do Tocnoticias Com Informações do Ibope

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Em Destaque

Polícia Civil Prende Pai Acusado de Abusar da Própria Filha de Apenas 12 Anos em Aguiarnópolis

Foto da notícia

Data: 24/05/2018 11:36:04 - Visualizações: 5225

Notícias Relacionadas

25/05/2018
MPE Solicita ao Procon Fiscalização dos Preços de Combustíveis, Gás e Alimentos

25/05/2018
Justiça Condena Ex-servidora Estadual que Cumulava Cargos Públicos Ilegalmente

25/05/2018
Decisão Atende Pedidos do MPE e Suspende Atendimento na UTI Pediátrica de Araguaína Para Regularização de Pendências

25/05/2018
Indignado com o Descaso dos Governos, Amastha Garante que Concluirá Obra de Escola Parada Desde 2013 em Pedro Afonso

25/05/2018
Tribunal do Júri: Homem é Condenado a 12 Anos Por Crime Passional em Combinado

25/05/2018
Dezenas de Lideranças Evangélicas de Todo o Estado Declaram Apoio a Vicentinho

Todas as Notícias