A Fazendinha da Adapec é Sucesso na Agrotins

Data do post: 10/05/2018 16:49:40 - Visualizações: (81)    Imprimir

Produtores rurais e alunos marcam presença na fazendinha da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) montada no Pavilhão da Pecuária, na Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2018).

Adapec TocantinsA atração conta com um projeto de caverna e cisterna para demonstração da captura de morcegos hematófagos, principal transmissor da raiva na zona rural. Os visitantes também podem conferir a exposição de fotos em comemoração aos 20 anos de criação do órgão e ter acesso ao material educativo sobre as principais doenças que afetam os animais.

De acordo com o presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha, a atração visa apresentar as principais ações contra a raiva, que têm colocado o Tocantins em primeiro lugar no controle da doença no Brasil. “Temos três equipes de captura de morcegos que trabalham continuamente em todo o Estado com monitoramento e cadastramento de abrigos, além de prestar orientações sobre a importância da vacinação do rebanho contra a enfermidade”, disse. Em 2017, as equipes de controle da raiva capturaram 2.814 morcegos hematófagos e monitoraram 180 abrigos em todo o Estado.

Adapec TocantinsPara que todos conheçam de perto o trabalho, na Agrotins, foram montados equipamentos para uso em cisternas, exposição de equipamentos de proteção individual e a simulação de uma caverna com morcegos empalhados para atrair a atenção dos visitantes. “Queremos conscientizar que somente a Agência pode fazer a captura dos morcegos, pois somos treinados, usamos os materiais adequados, somos vacinados na pré-exposição e ainda passamos anualmente por controle sorológico”, explicou o fiscal agropecuário, João Luís Tavares de Abreu.

Para o produtor rural, Vilmar Ramos de Oliveira, da Fazenda Canaã, localizada em Porto Nacional, é muito interessante saber que o morcego tem mudado o seu habitat natural por conta do desmatamento e das queimadas, com isso tem procurado cisternas. “Na minha propriedade, não tem caverna, mas ficarei atento em cisterna abandonada, pois o fiscal alertou que a doença é fatal, além de poder ser transmitida do animal para o homem”, ressalta.

Adapec TocantinsSobre a exposição de fotos que conta a história da Adapec, a estudante de medicina veterinária, Jaíne Santos, diz estar orgulhosa por saber a grandiosidade das atividades ligadas à agropecuária. “A abrangência do trabalho da Agência é muito maior que imaginei, aqui é possível eu conhecer diversas áreas em que futuramente poderei atuar”, destaca.

Programação

As atrações da Adapec, na Agrotins 2018, continuam. A agência está presente no Portal da Agricultura, com uma equipe tirando dúvidas sobre a sanidade e a inspeção vegetal. Pela manhã, foi ministrada palestra sobre a importância da inspeção animal em frigoríficos e laticínios. Já no período da tarde, no auditório Bem-Te-Vi, o tema abordado será o mormo, doença infectocontagiosa que acomete principalmente os equídeos (asininos, equinos e muares).  

Fonte: Adapec Tocantins

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Em Destaque

Polícia Civil Prende Pai Acusado de Abusar da Própria Filha de Apenas 12 Anos em Aguiarnópolis

Foto da notícia

Data: 24/05/2018 11:36:04 - Visualizações: 5225

Notícias Relacionadas

25/05/2018
MPE Solicita ao Procon Fiscalização dos Preços de Combustíveis, Gás e Alimentos

25/05/2018
Justiça Condena Ex-servidora Estadual que Cumulava Cargos Públicos Ilegalmente

25/05/2018
Decisão Atende Pedidos do MPE e Suspende Atendimento na UTI Pediátrica de Araguaína Para Regularização de Pendências

25/05/2018
Indignado com o Descaso dos Governos, Amastha Garante que Concluirá Obra de Escola Parada Desde 2013 em Pedro Afonso

25/05/2018
Tribunal do Júri: Homem é Condenado a 12 Anos Por Crime Passional em Combinado

25/05/2018
Dezenas de Lideranças Evangélicas de Todo o Estado Declaram Apoio a Vicentinho

Todas as Notícias