Com Foco na Democratização do Conhecimento, Projeto Defensoria Pública nas Escolas é Lançado em Palmas

Data do post: 10/05/2018 17:08:05 - Visualizações: (136)    Imprimir

Com foco na democratização do conhecimento, o projeto “Defensoria nas Escolas” foi lançado na manhã desta quinta-feira, 10, no auditório da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), em Palmas. A cerimônia recebeu estudantes da rede municipal e estadual de ensino, professores e diretores de escolas, defensores públicos e servidores da Defensoria Pública.

Defensoria Pública-TONa ocasião, foi assinado o Termo de Cooperação Técnica pelo defensor público-geral no Tocantins, Murilo da Costa Machado; pela secretária estadual da Educação, Juventude e Esporte, Adriana Aguiar; e pela superintendente de Avaliação e Desempenho Educacional da Secretaria Municipal da Educação (Semed) de Palmas, Judite Dall'agnol. O Projeto é uma iniciativa da gestão superior da DPE-TO, e será desenvolvido sob a coordenação e supervisão da Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep), em parceria com a Secretaria Estadual da Educação, Juventude e Esporte (Seduc) e Semed Palmas.

O projeto Defensoria Pública nas Escolas será realizado com as unidades de ensino públicas do Tocantins e pretende difundir conteúdos relacionados à cidadania, ética e direito, otimizando o processo de educação pela democratização do conhecimento. Por meio desses conteúdos, a comunidade escolar será contemplada com várias ações educacionais, voltada para alunos, professores, pais ou responsáveis de alunos, contribuindo dessa forma com o processo de construção do conhecimento do público alvo.

“Desde que assumimos a gestão, começamos a pensar em como a Defensoria poderia colaborar com o desenvolvimento da comunidade, em parceria com a nossa equipe de defensores e servidores. Esse projeto trará para a sociedade tocantinense bons frutos com envolvimento de toda a equipe, e é um produto que sai da nossa instituição para beneficiar os nossos cidadãos”, disse o Defensor Público-Geral.

Também presente no lançamento do Projeto, a diretora-geral em substituição da Esdep, a defensora pública Aldaíra Parente, destacou que o Projeto é desenvolvimento por membros e servidores da Defensoria com a finalidade de promover o aprimoramento cultural e profissional, levando conhecimento à comunidade para que sirvam em busca de seus direitos: “Ele vai ao encontro da missão institucional da Defensoria Pública, que é a promoção da difusão e conscientização dos direitos humanos, da cidadania e direitos jurídicos”.

Educação

Adriana Aguiar – que está há menos de um mês na Seduc – lembrou que a parceria para o Projeto é uma das primeiras atividades de sua gestão. “Diante da proposta do projeto, nós da Secretaria Estadual da Educação não hesitamos em fazer com que as coisas acontecessem naquilo que competia à Seduc. Isso porque alcance do Projeto perpassa os muros da escola e é muito eficaz para o cidadão, pois é voltado para a prevenção”, destacou. 

Representando a Semed, Judite Dall'agnol, considerou o lançamento do projeto um momento ímpar para a formação dos estudantes no Tocantins. “Este é um momento ímpar para a educação no Tocantins e as nossas crianças são privilegiadas com essa parceria com a Defensoria Pública, pois vai ampliar o conhecimento e esclarecimentos de toda a comunidade”, relatou.

A solenidade de lançamento do Projeto contou com a apresentação do Coral da Escola Municipal de Tempo Integral Padre Josimo Tavares, que emocionou os presentes com a interpretação de canções em diversos ritmos como música popular brasileira, forró, pop e gospel.

Maio Verde

O lançamento do projeto Defensoria Pública nas Escolas ocorre no "Maio Verde" - mês em que Defensorias Públicas em todo o País realizam atividades especiais em alusão à comemoração do Dia Nacional da Defensoria Pública e ao Dia Nacional das Defensoras e dos Defensores Públicos (19 de maio).

Durante todo o mês, a DPE-TO realiza atividades especiais em todo o Estado. Muitas dessas atividades estão concentradas na chamada "Semana da Defensoria", de 14 a 18 de maio (a programação completa está disponível em: http://www.defensoria.to.def.br/pagina/27207).

Fonte: Defensoria Pública-TO

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Em Destaque

Aditamento de Prazo Para Término da Pavimentação da TO-126 é Publicado no Diário Oficial do Estado do TO

Foto da notícia

Data: 20/08/2018 23:13:40 - Visualizações: 1099

Notícias Relacionadas

21/08/2018
Prefeitos da Base da Oposição Declaram Apoio a Mauro Carlesse

21/08/2018
Escola do Legislativo Abre Inscrições Para Curso de Inglês

21/08/2018
Ministério Público Denuncia Empresário Acusado de Agredir a Esposa

21/08/2018
Osires Damaso Fortalece Candidatura e Ouve Demandas da Região Sudeste do TO

21/08/2018
CNJ Lança Sistema Integrado de Adoção e Acolhimento

21/08/2018
Adapec Apreende Cerca de 180 kg de Carne Imprópria Para Consumo em Barrolândia

Todas as Notícias