Energisa e BRK Atendem Recomendações do MPE e DPE Para Emissão de Faturas em Braile

Data do post: 15/05/2018 21:32:37 - Visualizações: (145)    Imprimir

A empresa distribuidora de energia elétrica no Tocantins – Energisa – e a concessionária responsável pelo abastecimento de água e esgotamento sanitário em 47 municípios do Estado – BRK Ambiental – vão oferecer o serviço de faturas em braile.

Ministério Público EstadualA medida atende a recomendações expedidas às referidas empresas, em setembro do ano passado, pelo Ministério Público Estadual (MPE) e pela Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO).

Para a Promotora de Justiça da área do consumidor em Palmas, Kátia Gallieta, esta é uma importante conquista, fruto do trabalho conjunto realizado pelo MPE e DPE, cujos resultados trazem benefícios a milhares de pessoas, mas ressalta que essas e outras exigências contidas no CDC já poderiam ter sido atendidas, não só pelas empresas concessionárias mas também por outros empresários, na divulgação de seus produtos e serviços.

De acordo com o coordenador do Núcleo em Defesa do Consumidor (Nudecon) da DPE-TO, defensor público Maciel Araújo Silva, que assina as recomendações por parte da Defensoria, o Código de Defesa do Consumidor obriga as concessionárias a fornecerem serviços adequados e, por isso, as recomendações foram emitidas, de modo a garantir a acessibilidade dos consumidores com deficiências visuais.

Ainda conforme o Defensor Público, “é impossível ao deficiente visual efetuar a leitura da fatura impressa de forma convencional, sem auxílio de terceiros, caracterizando violação do direito à informação e acessibilidade”. Por isso as faturas em braile são instrumentos importantes.

O serviço

Ao Nudecon, a Energisa destacou que firmou parceria com a Associação de Deficientes Visuais do Estado do Tocantins (Adveto) e com o Instituto Federal do Tocantins (IFTO) para prestar o serviço. As faturas em braile estarão disponíveis a partir do próximo mês para os consumidores que a solicitarem.

A BRK Ambiental também informou ao Nudecon que firmou as parcerias necessárias para o atendimento da demanda e, com isso, iniciará a emissão das faturas em junho para os consumidores que fizerem a solicitação por meio dos canais de atendimento.

Lançamento

Representantes da Energisa, BRK Ambiental, MPE e DPE, entre outras instituições, devem participar, na próxima quinta-feira, 17, às 8 horas, de Reunião Aberta sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Entre os assuntos previstos para a Reunião está a oferta das faturas em braile. A Reunião será na sede da DPE-TO, em Palmas.

Fonte: Ministério Público Estadual

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Em Destaque

Em Tocantinópolis, Budokai Dojô Realiza 1º Exame de Faixa de Projeto Social com o Karatê

Foto da notícia

Data: 22/07/2018 07:11:14 - Visualizações: 545

Notícias Relacionadas

22/07/2018
Polícia Civil Prende Três Suspeitos por Tráfico de Drogas no Interior do Estado

22/07/2018
Prefeitura de Tocantínia Realiza Campanha Contra Queimadas e Limpeza na Aldeia Salto

20/07/2018
Suspeitos São Detidos em Canoa Tentando Atravessar o Rio Tocantins com Drogas

20/07/2018
Danos Morais: Unitins é Condenada a Indenizar Estudante em R$ 7 Mil Por Não Emitir Diploma

20/07/2018
Polícia Militar Detêm Casal em Posse de Uma Moto Furtada e Mais Um Indivíduo

20/07/2018
Monumento Natural das Árvores Fossilizadas Realiza Prevenção às Queimadas

Todas as Notícias