Mulher Garante na Justiça Direito a Aposentadoria Por Invalidez

Data do post: 16/05/2018 13:29:07 - Visualizações: (144)    Imprimir

O Instituto Nacional De Seguridade Social (INSS) foi condenado, na última terça-feira (15/05), a realizar o pagamento mensal do benefício de aposentadoria por invalidez a uma cidadã de Dianópolis que trabalhava como serviços gerais. Em 2010, a autora da ação adoeceu e perdeu as condições físicas para o trabalho.

Tribunal de Justiça-TONilma Silva de Sousa chegou a receber o auxílio doença por duas vezes, mas teve o benefício cessado mesmo sem haver a recuperação necessária para voltar a exercer suas atividades profissionais. A autora da ação ingressou então com pedido judicial junto ao Juizado Especial Federal de Gurupi em busca da manutenção do auxílio. Apesar de julgado procedente, o INSS não teria cumprido a decisão judicial.

Já na sentença do juiz Jossanner Nery Nogueira Luna, da 1ª Vara Cível de Dianópolis, proferida nesta semana, ficou reconhecida a invalidez da autora para o exercício da profissão e o INSS foi condenado a se responsabilizar pelo benefício. Para o magistrado, o pressuposto da comprovação da impossibilidade de exercer a atividade profissional, em face de eventual doença acometida foi devidamente demonstrado conforme laudo apresentado. "Durante a instrução processual, foi elaborado laudo pericial, o qual atestou a invalidez da requerente e a sua incapacidade para o labor", pontuou o juiz.

"Ante o exposto, julgo procedente a pretensão contida na inicial para o fim de condenar o Instituto Nacional de Seguridade Social - INSS ao pagamento mensal a requerente Nilma Silva de Sousa do benefício de aposentadoria por invalidez, incluindo Gratificação natalina, com data de início coincidente com a da cessação administrativa do benefício de auxílio doença, extinguindo o processo com resolução de mérito, com fulcro no art. 487, inciso I, do CPC", concluiu o magistrado.

Confira a decisão.

Fonte: Tribunal de Justiça-TO

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Em Destaque

Dois dos Três Jovens Acusados de Cortar Palmeiras em Rua de Tocantinópolis São Inocentados da Acusação

Foto da notícia

Data: 21/09/2018 00:46:29 - Visualizações: 3821

Notícias Relacionadas

23/09/2018
Unidade do CIOPAER Auxilia Transporte de Órgãos Doados no Tocantins Pela Segunda Vez em uma Semana

23/09/2018
No Bico do Papagaio, Carlesse Reúne Milhares de Pessoas; “Campanha Segue Cada Vez Mais Forte"

21/09/2018
Vistoria da DPE-TO Constata Ambiente Insalubre, Revistas Vexatórias e Superlotação na Cadeia Pública de Miracema

21/09/2018
Polícia Civil Prende Suspeito de Executar Morador em Situação de Rua

21/09/2018
Defensoria Pública Acompanha Reintegração de Posse de Área do Acampamento Dom Celso, em Porto Nacional

21/09/2018
Polícia Civil Prende Homem Suspeito de Cometer Assalto à Mão Armada

Todas as Notícias