Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Em Araguatins, Amastha Destaca Transformação Feita na Educação da Capital e Critica Descaso com Setor no Estado

Data do post: 18/05/2018 19:53:40 - Visualizações: (824)

Ao mostrar obra de escola de tempo integral parada, ex-prefeito de Palmas e candidato a governador indagou: “Cadê vocês, governador, senadores e deputados federais?”

Ascom/ Carlos AmasthaCumprindo agenda no Bico do Papagaio, região norte do Estado, o candidato a governador do Tocantins pela coligação “A Verdadeira Mudança”, Carlos Amastha (PSB), visitou uma obra de escola de tempo integral paralisada no município de Araguatins. Amastha criticou o descaso dos governantes e demais políticos do Estado com a situação.

“Oito escolas de tempo integral como essa estão paradas no Tocantins. Isso não se faz. É um crime contra o povo desse Estado. Como podemos falar de futuro quando a gente não cuida do mais básico, que é a educação das nossas crianças. Cadê vocês, governador, senadores e deputados federais?”, questionou.

Amastha fez questão de ressaltar que nos cinco anos que esteve à frente da Prefeitura de Palmas fez uma transformação na educação, hoje referência nacional. Ele entregou três escolas de tempo integral de grande porte, criou creches em que se ensinam para as crianças, além do português, as línguas inglesa e espanhola. Ressaltou as parcerias feitas nas escolas com os métodos de ensino da Marinha, Exército, Bombeiros e Embrapa.

Na gestão Amastha, Palmas obteve o melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) até a nona série entre todas as capitais brasileiras. Hoje já passa de 80% o número de alunos com ensino integral nas escolas municipais, todas com ar-condicionado.  A prefeitura lançou também a pedra fundamental para construção da ETI Taquari. E atualmente, são mais de 800 vagas disponíveis nos Cmeis e nas ETIs.

Conta de energia zerada

Amastha dedicou a sexta-feira, dia 18, para visitar o comércio, conversas com moradores da cidade e se reunir com lideranças políticas e representantes dos mais diversos segmentos da sociedade, entre eles empresários  na sede da Associação Comercial e Industrial de Araguatins (Aciat). No período da manhã, além de caminhada pedindo voto na área central da cidade, Amastha concedeu entrevista à Rádio Sucesso de Araguatins, onde falou de seu legado na prefeitura de Palmas e propostas para o governo do Estado.

Entre as principais propostas estão incentivos para agricultores e empreendedores da região, obedecendo a vocação dos municípios, criação de um polo de atendimento de saúde em Araguatins e regionalização da gestão ao criar uma subgovernadoria no Bico. Porém, um dos programas detalhados pelo candidato foi o Palmas Solar, que Amastha quer implantar em todo o Tocantins. “Nossa meta não é prometer diminuir a conta de energia elétrica, não, como fizeram em outras campanhas. Nosso compromisso é diferente: é zerar a conta de energia. Como? Com o Palmas Solar, mudando a matriz energética do nosso Estado”, afirmou.

Implantado em Palmas, o projeto consiste em aproveitar a energia solar para abastecer casas e comércios. Na Capital, além da redução nas despesas da conta de energia, a iniciativa oferece até benefícios fiscais.

Quem aderiu ao programa em Palmas, por exemplo, tem desconto de até 80% no pagamento do IPTU (Imposto Predial Territorial e Urbano) por cinco anos. “Este é o melhor negócio do mundo. Em curto prazo a pessoa se livra da conta de energia, economiza impostos e também deixa de pagar o absurdo de energia que pagamos. Tudo isso graças a esse sol tocantinense que é bendito, vai nos enriquecer e é fonte de vida.”

Fonte: Ascom 2° BPM