Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Turma de Tecnologia em Gestão Ambiental do Pará Visita Parque do Cantão

Data do post: 18/05/2018 19:55:08 - Visualizações: (769)

 Nesta quinta-feira, 17, um grupo de 27 alunos de Tecnologia em Gestão Ambiental do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Pará (IFPA) de Conceição do Araguaia encerrou a visita ao Parque Estadual do Cantão (PEC).

Cleide Veloso/Governo do TocantinsOs estudantes buscaram vivenciar na prática os conceitos apreendidos sobre gerenciamento de unidade de conservação, a partir do plano de manejo, do gerenciamento, do objetivo da criação da área, da rotina, da observação dos principais problemas e possíveis soluções para as demandas do Parque.

O administrador e servidor do PEC, Agostinho Luz Filho, acompanhou os visitantes. “Sempre ocorre a troca de experiência junto aos futuros gestores de unidades de conservação. Passamos informações sobre a gestão do sistema, o funcionamento da unidade e o gerenciamento de recursos. Essencialmente é preciso gostar da profissão, de defender a natureza e acreditar em cada mecanismo de preservação. Portanto estamos sempre abertos para receber as turmas de alunos, grupos universitários e equipes de pesquisas”, relatou.

A professora de Gestão de Recursos de Unidade de Conservação do IFPA, Simone Pereira de Oliveira, falou da visita. “O grupo teve a oportunidade de ver na prática como ocorre o gerenciamento, a importância de uma unidade de conservação, a preservação das espécies, especialmente as endêmicas da região, como são buscados os recursos junto as instituições de financiamento e a participação do estado. Também pudemos ver o que é uma zona de amortecimento, os corredores ecológicos, a fiscalização. Considero uma experiência muito enriquecedora”, avaliou.

O estudante do IFPA, Jerry Barbosa, reiterou a satisfação. “Essa foi uma visita com informações e práticas relevantes desde o momento da recepção e retornamos levando muito conhecimento sobre a unidade, que iremos passas para os alunos que não puderam vir com o grupo. Mesmo com o pouco tempo de permanência levamos conosco importantes conhecimentos para prática da nossa profissão”, afirmou.

Para o estudante Valdemir Pacheco se destacou os aspectos de conservação. “Recebemos esclarecimentos sobre a proteção do meio ambiente, tanto da fauna como da flora, além de informações sobre o gerenciamento. Acredito que seria muito importante a criação de outras unidades de conservação como essa e o direcionamento de mais investimento tanto nacional, como internacional para complementar o esforço do Estado. Fomos muito bem recebidos, então quero agradecer toda equipe e até a próxima”, concluiu.  

Visita

O grupo do IFPA programou uma visita de dois dias no Parque Estadual do Cantão (PEC) e ao final, mesmo demonstrando grande satisfação, a maioria acredita que apesar do volume de informação, ainda teria muito a aprender se houvesse mais tempo. A equipe do Parque recebe constantemente a visita de turmas de todos os níveis ensino e pesquisadores. O interesse de visita ao Parque precisa ser agendado pelo email cantão@naturatins.to.gov.br ou pelo telefone (63) 3379-1438.

Fonte: Cleide Veloso/Governo do Tocantins