Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Na TV, Amastha Garante que a Mesma Gestão que Transformou a Saúde de Palmas Será Aplicada Para Tirar a Saúde do Estado do Caos

Data do post: 21/05/2018 14:23:42 - Visualizações: (718)

“Com mais recursos, a meta é fazer uma gestão de excelência porque não dou conta de colocar a cabeça no travesseiro para descansar enquanto tem um cidadão na fila dos hospitais para atendimento”, afirmou Amastha à TV Anhanguera/Globo, garantindo o cumprimento de acordos com servidores e fornecedores.

Ascom/ Carlos AmasthaAo abrir a série de entrevistas com os candidatos a governador do Tocantins na eleição suplementar de 3 de junho na TV Anhanguera/Globo, o ex-prefeito de Palmas, Carlos Amastha (PSB), garantiu que vai implementar no Palácio Araguaia o modelo de gestão eficaz desenvolvido nos cinco anos à frente do executivo municipal da capital.

Questionado sobre como solucionar os problemas de atendimento na saúde tocantinense, Amastha citou dois exemplos: “Saltamos de 28 para 200 médicos concursados [em Palmas]. Temos o melhor programa de residência médica do país. Vamos fazer a mesma coisa pelo Tocantins. Com mais recursos, a meta é fazer uma gestão de excelência porque não dou conta de colocar a cabeça no travesseiro para descansar enquanto tem um cidadão na fila dos hospitais para atendimento”, declarou. Em cinco anos na prefeitura, Amastha entregou 19 unidades de saúde aos palmenses.

Para ele, o que falta é respeito pelo dinheiro público, gestão e planejamento.  “O problema da saúde não é falta de dinheiro. O Estado é o segundo que mais gasta em saúde no país e oferece a pior saúde para o cidadão. Já Palmas, gasta o justo e oferece a melhor saúde do país”, disse.

Cumprimento de acordos com servidores e fornecedores

Outra indagação feita a Amastha é como equilibrar as contas, já que o Estado atualmente gasta acima do limite permitido por lei com a folha de pagamento dos servidores. “Levarei para dentro do Estado a tranquilidade para todos. Vamos discutir e vamos cumprir os acordos”, disse, em relação a servidores e fornecedores. Ele também criticou o atual governador, Mauro Carlesse, e o ex-gestor cassado Marcelo Miranda por não terem realizado transição. “E o atual governador entra e manda embora sem planejamento 3 mil [servidores] e diz que era cabo eleitoral. E no meio desse número, enfermeiros, por exemplo”, complementou.

Ainda sobre gestão, Amastha assegurou que, com planejamento, colocará o Estado em ordem e que levará “tranquilidade para todos os setores da sociedade, e o Estado vai andar para frente”. “Vamos colocar o Estado em ordem e devolver a segurança jurídica e a confiança aos tocantinenses. O tocantinense sabe o que fizemos em Palmas, os servidores e os fornecedores sabem como atuamos. Com gestão e vergonha na cara, vamos resolver. Como fizemos em Palmas, faremos no Tocantins. Não é falta de potencialidades e de dinheiro, é gestão.”

Política tributária visa desenvolvimento econômico

Amastha também foi perguntado sobre a política tributária que desenvolverá no Estado. “Faremos uma política tributária, não de arrecadação como é hoje. Temos exemplos a mostrar: o Habita Palmas e o Palmas Solar”, declarou, em referência ao programa que incentiva a geração de energia solar e em troca concede 80% de desconto no IPTU por cinco anos. “Não sou melhor que ninguém, mas o mais preparado entre esses candidatos”, garantiu. As ações, como Amastha tem defendido na campanha, vão dar prioridade ao desenvolvimento econômico.

Fonte: Ascom/ Carlos Amastha