Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Estado Terá Estrutura Própria Para Cuidar de Assentamentos e Linha de Crédito Para o Pequeno Produtor, Garante Amastha em Divinópolis

Data do post: 28/05/2018 13:54:28 - Visualizações: (566)

Em visita ao Assentamento 25 de março no município, candidato a governador questionou: “Como é possível ter política pública para tudo que é coisa e nada para os assentamentos? Nós vamos fazer”.

Ascom/ Carlos AmasthaEm agenda elaborada pelo ex-prefeito de Divinópolis Rodolfo Botelho, com apoio do deputado José Roberto (PT), o candidato a governador da Coligação “A Verdadeira Mudança” na eleição suplementar de 3 de outubro, Carlos Amastha (PSB), visitou, na tarde deste sábado, 26, o assentamento 25 de Março na área rural da cidade.

Durante reunião com os integrantes do local, o candidato fez o compromisso de que, se eleito, criará uma estrutura própria no governo do Estado para cuidar exclusivamente da promoção de políticas públicas voltadas aos assentamentos do Estado.

Além disso, garantiu que o governo pode criar uma linha de financiamento com recurso próprio com capacidade de fazer pequenos empréstimos aos micros e pequenos produtores rurais, copiando modelo implantado na sua gestão à frente da Prefeitura de Palmas através do Banco do Povo.

Política pública para assentamentos

Sobre a estrutura própria para os assentamentos, Amastha lembrou que existem hoje no Tocantins cerca de 23 mil famílias assentadas via Incra (Instituto de Colonização e Reforma Agrária), mais outras 20 mil sem registros, ou assentadas vias governos estaduais ou até municipais. “Isso são 150 mil pessoas, 10% da população do Tocantins. Como é possível ter política pública para tudo que é coisa e nada para os assentamentos? Nós vamos fazer”, destacou o candidato.

Em relação à linha de financiamento, Amastha ressaltou que, hoje, os bancos não emprestam para os assentados e esses micros e pequenos agricultores, pois exigem título da terra, que muitas vezes ainda não está consolidado, e projeto de viabilidade econômica, algo quase impossível para esse tipo de propriedade.

A solução, então, segundo ele, é o próprio governo fazer esses empréstimos. O candidato estimou que com R$ 60 milhões por ano é possível fazer esse trabalho, ressaltando que o dinheiro é menos do que se gasta atualmente com emendas parlamentares.

O candidato destacou, ainda, que a sua gestão estadual vai dar condições para que os agricultores possam diversificar o seu plantio, passando a ter produtos de valor agregado mais altos, o que vai gerar muito mais renda.

No campo político, Amastha ressaltou que esta é a oportunidade de quebrar um ciclo de 30 anos com as mesmas pessoas e as mesmas famílias se revezando no comando do Tocantins.

Por fim, ele destacou que a 7 dias da eleição todos devem buscar convencer os amigos a votar no “40” e ressaltou que seus adversários vão aparecer com dinheiro e vantagens nestes últimos dias. “Se oferecerem dinheiro, gasolina ou qualquer outra coisa, peguem. Pequem porque com certeza não é deles, é dinheiro roubado. Mas você pega e no domingo, 3 de junho, vota ‘40’, e não neles”, frisou.

Fonte: Ascom/ Carlos Amastha