Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Secretaria Municipal de Saúde de Tocantinópolis Amplia Atendimentos Odontológicos Para Pacientes Especiais

Data do post: 04/06/2018 18:18:30 - Visualizações: (2087)

As pessoas com necessidades especiais constituem uma população heterogênea portadora de grande variedade de deficiências físicas, mentais, neurológicas ou sociais.

Dirceu LenoSob o ponto de vista odontológico são aqueles indivíduos que necessitam de cuidados especiais. Com objetivo de promover assistência odontológica curativa e de qualidade, a Prefeitura de Tocantinópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde ampliou os atendimentos a este público alvo.

Pessoas com paralisia cerebral, distrofia muscular, deficiências mentais, dentre outras que se enquadram-se em um grande grupo que podemos chamar de pacientes especiais, recebem toda quarta-feira, na Unidade Básica de Saúde do Bairro Alto Bonito, atendimentos odontológicos e pediátricos ofertados pelo município de Tocantinópolis.

A pediatra Drª. Luciana Donola comenta que os primeiros atendimentos iniciaram há pelo menos três, quando uma mãe de filhos gêmeos com problemas psiquiátricos, tinha lhe procurado. “As crianças sentiam muitas dores de dente e chegavam a bater com a cabeça na parede. Nisso, a mãe dos gêmeos não conseguia encontrar tratamento e nem mesmo a extração dentária para essas crianças. Ela estava desesperada. E quando eu vi uma das crianças com um hematoma enorme na região frontal, eu fiquei muito comovida com essa história”, relatou.

Diante do exposto, a Drª Luciana resolveu conversar com a dentista Drª Elmar. A partir do relato, elas conseguiram levar as crianças para o Hospital Municipal José Sabóia, onde lá procederam da seguinte forma. “Sedamos de maneira segura que não precisasse entubar a criança. Durante o procedimento, contamos o apoio e o profissionalismo de todos da área da enfermagem e, conseguimos fazer a extração dos dentes das duas crianças. Esse foi o princípio dos atendimentos”, disse.

A pediatra informou ainda que os números de casos aumentaram significativamente após o primeiro atendimento. A parceira continuou com o Dr. Diego Lima, onde este sugeriu que tratássemos os dentes ao invés de extraí-los. Ou seja, na maioria das vezes, como os dentes já estavam comprometidos e não tinha condições de serem tratados, eram extraídos.

Dirceu LenoAo ser apresentando o projeto ao secretário, foi dado todo o apoio por parte da Secretaria Municipal de Saúde, e assim ficou estabelecido de serem realizados os procedimentos na Unidade Básica de Saúde do Alto Bonito, onde toda a equipe maravilhosamente acolheu a ideia. A partir de então o projeto foi iniciado, o qual vem sendo realizado com sucesso. “Estamos fazendo a diferença na vida destas crianças especiais. Evitando longas e cansativas viagens à Araguaína e garantindo maior qualidade vida aos pacientes e seus familiares”, disse o secretário de Saúde, Jair Aguiar

Luciana Donola lembra que esses tratamentos fora do município, principalmente na cidade de Araguaína, é uma burocracia para conseguir uma vaga, visto que na maioria das vezes precisam ser feitos vários exames, e até mesmo uma sedação mais profunda. “Aqui fazemos uma sedação mais leve, porém, muito eficiente e de maneira segura. Além dos pacientes especiais, os atendimentos contemplam muitos casos de crianças que não deixam tratar os dentes, aquelas que fazem birra, sentem medo ou ficam nervosas, e que precisam de uma intervenção”, lembrou a pediatra.

Atento ao problema, o cirurgião dentista e responsável pelo atendimento, Dr. Diego Lima de Araújo está participando do projeto com entusiasmo, pois a iniciativa prioriza o atendimento odontológico aos pacientes especiais. “São pacientes que requerem um pouco mais de atenção. Espero que através desse projeto, possamos contribuir para uma melhor qualidade de vida a esses pacientes. Nossa missão é atender a todos, nesse sentido, já estendemos os atendimentos aos alunos da Apae, onde lá realizamos uma triagem e um acompanhamento mais intenso”, ressaltou.

Fonte: Dirceu Leno/ Ascom Prefeitura Tocantinópolis