7 Anos: Sistema de Processo Judicial Eletrônico e-Proc/TJTO é Referência Para Judiciário Brasileiro

Data do post: 06/06/2018 13:09:45 - Visualizações: (101)    Imprimir

Implantado em seis de junho de 2011, o sistema de Processo Judicial Eletrônico (e-Proc/TJTO) completa, nesta quarta-feira, sete anos no ar. Plataforma desenvolvida com o objetivo de promover transparência e agilidade ao Judiciário, a ferramenta vem modernizando a maneira de se fazer justiça no Tocantins e servindo de exemplo para tribunais de todo o país.

Tribunal de Justiça-TOPrimeiro estado a implantar o sistema eletrônico no âmbito da Justiça Estadual, o Judiciário do Tocantins deu início à informatização de todo o processo em 2011 e, em 2015, passou a ser o primeiro estado a ter o Judiciário 100% eletrônico, com acervo físico em tramitação todo digitalizado.

Com mais de 1,2 milhão de processos em sua base de dados (processos em andamento ou que já tramitaram e foram concluídos), o e-Proc/TJTO passou nos últimos sete anos por diversas atualizações em busca de um sistema cada vez mais acessível, transparente e ágil.

Desta forma, os investimentos na base de tecnologia e de servidores que trabalham no apoio do banco de dados do e-Proc/TJTO permitiram melhorias como a unificação das escrivanias e o projeto juiz colaborador; assim como a implantação dos alvarás eletrônicos e o trabalho compartilhado da contadoria judicial unificada. O sistema ainda possibilitou a citação eletrônica de pessoas jurídicas e a criação de uma ferramenta para cálculo das despesas judiciais. Entre tantas outras melhorias, destaque também para a possibilidade dos advogados realizarem o pedido de sustentação oral pela plataforma e o acompanhamento das sessões de julgamento do TJTO em painéis de divulgação do módulo plenário virtual.

“O Judiciário do Tocantins hoje é referência para diversos tribunais, que realizaram visitas técnicas ao TJTO para conhecer melhor o sistema e implantá-lo em suas localidades, como o Tribunal do Rio de janeiro, do Rio Grande do Sul, de Rondônia e o Superior Tribunal Militar", destacou o presidente do TJTO, desembargador Eurípedes Lamounier, frisando a importância do e-Proc/TJTO para a qualidade da prestação jurisdicional. "Temos hoje o melhor sistema de tramitação de processos e isso reflete diretamente na entrega da Justiça ao cidadão, o maior objetivo do Judiciário", complementou.

Saiba mais

O e-Proc foi implantado no TJTO por meio de um Termo de Cooperação Técnica com o Tribunal Regional Federal da 4ª região, pioneiro na implementação do sistema no Brasil. O sistema permite, por meio eletrônico, toda a tramitação dos processos judiciais, assim como a comunicação de atos e transmissão de peças processuais no âmbito do Poder Judiciário.

A ferramenta também possibilita a integração completa do sistema de Justiça, desde a delegacia, passando pelo Ministério Público, Procuradoria, Advogados, Defensoria Pública.

Fonte: Tribunal de Justiça-TO

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Em Destaque

Em Tocantinópolis, Carlesse é mais uma vez Consagrado nas Urnas com 81,73% dos Votos Válidos

Foto da notícia

Data: 24/06/2018 22:05:32 - Visualizações: 551

Notícias Relacionadas

22/06/2018
Polícia Militar Prende Um Homem Por Porte de Entorpecentes

22/06/2018
Polícia Militar Recupera Mais Uma Moto Furtada e Providencia a Restituição Para Sua Legítima Proprietária

21/06/2018
Escola do Legislativo Finaliza Primeira Etapa do Curso de Inglês

21/06/2018
Mutirão Previdenciário em Palmeirópolis Resulta em 82 Audiências Realizadas

21/06/2018
Luana Prestigia Festividades de Aniversário de Emancipação de Peixe

21/06/2018
Operação Conjunta do MPE e PM Resulta na Prisão de Acusado de Estupros

Todas as Notícias