Câmara Nacional de Gestores de Precatórios Reúne Representantes de Tribunais de Justiça de 21 Estados e DF

Data do post: 07/06/2018 13:34:50 - Visualizações: (97)    Imprimir

A 10ª reunião ordinária da Câmara Nacional de Gestores de Precatórios teve início, nesta quarta-feira (06/06), na Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat). O evento, sediado pela primeira vez pelo Judiciário do Tocantins, reúne juízes de Precatórios de tribunais de Justiça de 21 estados e do Distrito Federal.

Tribunal de Justiça-TOA solenidade de abertura do encontro, que segue até a próxima sexta-feira (08/06), contou com a presença do presidente do TJTO, desembargador Eurípedes Lamounier; da presidente do TJAC, desembargadora Denise Bonfim; do corregedor-geral da Justiça do Tocantins, desembargador Helvécio de Brito Maia Neto; do diretor da Câmara Nacional de Gestores de Precatórios, juiz Nilo Ribeiro; do juiz auxiliar da Presidência do TJTO e juiz de Precatórios, Esmar Custódio Vêncio Filho; e do juiz José Ribamar Mendes Júnior, representando o diretor geral da Esmat, desembargador Marco Villas Boas.

Criada em 2015, a Câmara Nacional de Gestores de Precatórios se reúne periodicamente com o objetivo de aperfeiçoar a gestão precatória empreendida pelos tribunais de Justiça em todo o país. "O nosso foco está na efetividade da prestação jurisdicional em relação aos feitos da Fazenda Pública e o espírito do grupo tem sido sempre de cooperação mútua, de disposição em compartilhar problemas em busca de soluções; esse fórum é o local adequado para os debates e vem se consolidando a cada dia para um entendimento unificado sobre a gestão dos precatórios em todo o país", destacou o presidente da Câmara Nacional, juiz Nilo Ribeiro.

O juiz de Precatórios do Tocantins e auxiliar da presidência do TJTO, Esmar Custódio,  também ressaltou a importância do encontro para padronizar a atuação dos gestores frente à legislação. "Os Precatórios têm previsão na Constituição, na resolução do CNJ, que são replicadas pelos tribunais, mas não têm doutrina; então a interpretação da legislação poderia trilhar caminhos diferentes em cada estado. Neste sentido, a câmara trabalha para alinhar com todos os estados a forma de atuar, emitindo a cada reunião notas técnicas como forma de orientar os tribunais", explicou.

Vale ressaltar que Precatório é a requisição de pagamento, pelo Poder Judiciário, a um ente público (União, Estado, municípios, autarquias ou fundações), em virtude de decisão judicial. Anualmente, uma lista com os valores devidos é publicada e as entidades devedoras devem incluir o montante no orçamento do ano seguinte para pagamento.

Selo

Para fomentar as boas práticas, uma das ações que o Tribunal de Justiça do Tocantins realiza é a certificação anual de entes públicos que se mantém em dia com a Justiça em relação ao pagamento de Precatórios e Requisições de Pequeno Valor (RPV).  "O Selo de Responsabilidade Judiciária no Pagamento de Precatórios representa uma prestação de contas do Judiciário para com a sociedade tocantinense, que tem o direito legítimo de saber quais gestores públicos estão honrando suas obrigações financeiras", ressaltou o presidente do TJTO, desembargador Eurípedes Lamounier. "Buscamos promover a transparência, em consonância com as determinações do Conselho Nacional de Justiça, que coloca como meta a todos os tribunais do país a atenção especial no julgamento de processos que envolvam crimes de responsabilidade e improbidade administrativas", complementou o magistrado.

Programação

Após a abertura oficial da reunião, os gestores de Precatórios assistiram a uma apresentação sobre o sistema de Precatórios do Tribunal de Justiça do Tocantins, feita pelo juiz Esmar Custódio. Na manhã desta quinta-feira (07/06), os trabalhos são retomados com apresentação sobre os procedimentos de acompanhamento e fiscalização dos regimes especiais de pagamento de Precátorios, a partir das 9 horas.

Serão três dias de encontro, sendo que na sexta-feira (08/06), após o encerramento da 10ª reunião da Câmara Nacional, será realizado o 1º Seminário Tocantinense de Precatórios, a partir das 14 horas, também na Esmat.

Fonte: Tribunal de Justiça-TO

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Em Destaque

Em Tocantinópolis, Carlesse é mais uma vez Consagrado nas Urnas com 81,73% dos Votos Válidos

Foto da notícia

Data: 24/06/2018 22:05:32 - Visualizações: 556

Notícias Relacionadas

22/06/2018
Polícia Militar Prende Um Homem Por Porte de Entorpecentes

22/06/2018
Polícia Militar Recupera Mais Uma Moto Furtada e Providencia a Restituição Para Sua Legítima Proprietária

21/06/2018
Escola do Legislativo Finaliza Primeira Etapa do Curso de Inglês

21/06/2018
Mutirão Previdenciário em Palmeirópolis Resulta em 82 Audiências Realizadas

21/06/2018
Luana Prestigia Festividades de Aniversário de Emancipação de Peixe

21/06/2018
Operação Conjunta do MPE e PM Resulta na Prisão de Acusado de Estupros

Todas as Notícias