Seminário Internacional: Palestras Abordam Temática Ambiental Sob a Perspectiva do Direito

Data do post: 07/06/2018 14:01:28 - Visualizações: (207)    Imprimir

Dando continuidade à programação da 12ª edição do Diálogo Ambiental, Constitucional e Internacional, na tarde desta quarta-feira (06/06), os participantes mantiveram os debates sobre meio ambiente e Direito no painel "Ambiental, Constitucional e Internacional".

Tribunal de Justiça-TOO seminário é realizado pela Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat) e segue até esta quinta-feira.

Três especialistas participaram do Painel 2: Ambiental, Constitucional e Internacional.  A doutora em Direito Constitucional, Dayse Braga Martins, falou sobre a autocomposição como instrumento de concretização do acesso à Justiça e os atuais paradigmas do Processo Civil. Já a professora Lara Lívia Bringel tratou sobre as transformações do Direito Constitucional; e professor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Gustavo Paschoal Teixeira, abordou a questão do estado de Direito ambiental, bioética e organismos transgênicos. “A minha fala nesta tarde fez uma ponte do meio ambiente com a bioética e os impactos que os alimentos transgênicos causam na saúde humana, pois tanto o cidadão como o Estado deve ser cauteloso para que o meio ambiente fique ecologicamente equilibrado”, ponderou.

Especialistas, magistrados, servidores do Judiciário e acadêmicos participam da programação do Seminário Internacional. Para a técnica judiciária da Comarca de Tocantinópolis, Harthemyza Katienne de Lima, as palestras contribuem para fomentar o debate sobre meio ambiente. “O diálogo trouxe temas diferentes e atuais, pois retrata o nosso cenário mundial, a palestra é muito oportuna, pois reflete o futuro da natureza”.

“Os temas abordados são muito importante, pois discutem questões complexas e necessárias à vida humana; defender a vida e a natureza é uma questão ética, pois é um processo que todos nós precisamos fazer, e vai além do aspecto jurídico, antropológico e cultural”, complementou o professor José Wilson Rodrigues Melo.

Homenagens

Ainda durante a programação, a medalha "Desembargador Antonio Rulli Junior", comemorativa aos 15 anos da Esmat, foi entregue aos palestrantes.

Confira aqui a programação desta quinta-feira.

Fonte: Tribunal de Justiça-TO

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Em Destaque

Em Luzinópolis, Vereadores Anulam Eleição Recente Para Eleger Outro Presidente

Foto da notícia

Data: 14/12/2018 04:23:03 - Visualizações: 1432

Notícias Relacionadas

16/12/2018
Em Menos de 24 Horas, Polícia Civil Prende Suspeitos de Explosão de Caixa Eletrônico em Abreulândia

16/12/2018
Agente de Polícia Civil é homenageado Pela Câmara de Vereadores de Dianópolis

16/12/2018
Integrantes da Secretaria da Segurança Participam de Reunião com MPE Sobre Lei da Escuta Protegida

16/12/2018
Com 96,3%, as Contas da Diretoria do SISEPE-TO São Aprovadas Pelos Sindicalizados

15/12/2018
Polícia Civil Prende Suspeito de Roubo e Ameaça no Interior do Estado

14/12/2018
Deputados Prestigiam Posse do Procurador-geral de Justiça no MPE

Todas as Notícias