Curso de Trabalhador na Pré Limpeza e Secagem de Grãos e Oleaginosas é Realizado no Município de Barra do Ouro

Data do post: 07/06/2018 14:03:11 - Visualizações: (318)    Imprimir

Essa semana foi iniciado no município de Barra do Ouro, o Curso de “Trabalhador na Pré Limpeza e Secagem de Grãos e Oleaginosas”, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), coordenado pelo Presidente do Sistema FAET / SENAR, Paulo Carneiro, o curso conta com a participação de 15 alunos incluindo produtores e trabalhadores rurais da região.

FAET-TOA capacitação está sendo realizada na Fazenda Terra Madre, através de uma parceria com o Sindicato Rural de Araguaína, e a Prefeitura do município de Barra do Ouro, e tem como principal objetivo, atender a demanda dos participantes com informação e assistência técnica qualificada para a gestão das atividades desenvolvidas em seu dia-dia.

Esta sendo abordado durante o curso, as operações de secagem de grãos em unidades armazenadoras que são de extrema importância no "preparo" e na manutenção da qualidade do produto durante a armazenagem. A secagem é uma operação crítica que requer um cuidado especial para que se evite a secagem excessiva, desuniforme ou incompleta.

Além disso, danos físicos (quebras e trincas) e fisiológicos (morte da semente) ocorrem em função da temperatura excessiva e dos estresses térmicos e hídricos; gastos excessivos de combustíveis; problemas com o meio ambiente; incêndios; cheiro de fumaça no produto; além de outros, tudo isso os alunos estão aprendendo na pratica como lidar com tais situações. 

Este curso tem por objetivo otimizar as referidas operações buscando-se economia e qualidade dos produtos, e atualização com as novas tecnologias e conceitos que hoje estão disponíveis no setor.

Para o instrutor do SENAR, Gibson Neres Rufo, ele esclareceu que é fundamental, como precaução nessa atividade, que o trabalhador esteja familiarizado com os comandos e técnicas adequadas de como lidar com os grãos, ou seja, com a realização desse curso nesse município, irá proporcionar exatamente isso, a profissionalização nesse ramo desses produtores que precisam saber como funciona as técnicas adequadas de cada etapa. Finaliza o instrutor. 

Fonte: FAET-TO

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Em Destaque

Secretário de Saúde de Tocantinópolis Vai à Câmara Prestar Contas e Apenas Seis Vereadores Comparecem

Foto da notícia

Data: 23/03/2019 08:43:20 - Visualizações: 1028

Notícias Relacionadas

22/03/2019
Na ONU Dorinha Participa da Elaboração de Novas Políticas de Inclusão Para Pessoas com Síndrome de Down

22/03/2019
Medida de Internação é Aplicada a Quatro Adolescentes de Arraias que Participaram de Homicídio

22/03/2019
LOA é Aprovada na Comissão de Finanças e Segue Para Votação no Plenário

22/03/2019
Naturatins de Formoso do Araguaia Participa de Atividades Para Valorização da Água

22/03/2019
Polícia Civil Realiza Operação Aemulatus e Prende Integrante de Organização Criminosa Suspeita de Tentativa de Homicídio

22/03/2019
Naturatins Disponibiliza Novo Procedimento Para Renovação e Autorização Atividade de Agências e Guias Turísticos em Unidade de Conservação e de Proteção Integral

Todas as Notícias