Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Mobilização em Escolas de Taquaralto e Taquaruçu Alertam Sobre a Exploração do Trabalho Infantil

Data do post: 07/06/2018 14:31:58 - Visualizações: (818)

Em alusão ao 12 de junho, Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, aconteceu na manhã da quarta-feira, 06, na Escola Estadual Vale do Sol, em Taquaralto, uma palestra do representante do Ministério do Trabalho, Jalson Jácomo do Couto, voltada para os alunos da instituição.

Setas-TOA ação tem como objetivos alertar e esclarecer aos jovens estudantes sobre o que é considerado trabalho infantil e quais modalidades de trabalhos que são permitidas a esta faixa-etária.

“É uma palestra destinada aos jovens e visa alertá-los sobre o trabalho infantil, porque embora nem todos saibam, nem tudo é proibido; a partir dos 14 anos, por exemplo, ele pode ser Jovem Aprendiz e após os 16 anos pode atuar em determinados serviços”, falou Jalson.

Participaram do evento, representantes da Secretaria do Trabalho e Assistência Social (Setas), Secretaria de Educação, e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Palmas; e estiveram presentes alunos, professores e servidores da instituição.

A coordenadora pedagógica da Escola, Luciana Aparecida de Oliveira, disse já ter percebido alguns casos relacionados a exploração do trabalho infantil entre os alunos, e que a atuação da escola e do Conselho Tutelar pôde reverter e Setas-TOtrazer o aluno de volta às aulas. "Os alunos precisam ter clareza sobre o que é trabalho infantil, afinal são eles as maiores vítimas", argumentou Luciana.

Concordando com a fala da coordenadora, Gabriel, de 17 anos, aluno do Ensino Médio disse que desconhecia essas alternativas de trabalho legal. “A palestra tirou muitas dúvidas sobre o que é trabalho infantil, e principalmente sobre o que é proibido; saber que existem essas possibilidades de trabalho ajuda para a gente não se deixar explorar”, disse o jovem estudante.

Mobilização na zona rural

Na manhã desta quinta-feira, 7, será a vez da Escola de Tempo Integral Entre Rios, na zona rural de Taquaruçu.

Fonte: Setas-TO