Comissão Aprova Relatório de Kátia Abreu Contrário à Transposição do Rio Tocantins

Data do post: 08/06/2018 00:29:48 - Visualizações: (621)    Imprimir

Senadora afirmou que não há garantia de que o maior rio do estado será preservado.

Imagem do Site www.tocnoticias.com.brA Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) do Senado Federal aprovou relatório da senadora Kátia Abreu (PDT-TO) contrário à transposição do Rio Tocantins para a Bacia do São Francisco. Segundo a parlamentar, falta embasamento técnico para justificar a obra, que custaria mais de R$ 5,2 bilhões e poderia colocar em risco o maior rio do estado.

O relatório de Kátia Abreu foi aprovado pela comissão na última terça-feira (5) em votação simbólica e, caso não sejam apresentados recursos no plenário do Senado, o projeto da transposição será arquivado.

Ascom/Senadora Kátia AbreuO Projeto de Lei da Câmara 138/2017 prevê a interligação entre o Rio Preto (que integra a bacia do São Francisco), na Bahia, e o Rio Tocantins, para assegurar a navegação por hidrovia desde o Rio São Francisco até o Rio Amazonas. A senadora Kátia Abreu foi contrária à proposta porque não há comprovação técnica de que a transposição preservará o Rio Tocantins.

A senadora lembrou que, desde 2015, a bacia do Rio Tocantins vem enfrentando condições hidrometeorológicas desfavoráveis, com vazões e precipitações abaixo da média.

“Embora reconheçamos a gravidade do problema que a baixa vazão do São Francisco traz para a população nordestina, não podemos solucioná-lo ao custo da morte do rio Tocantins, que não tem volume nem vazão suficientes para suportar uma transposição”, argumentou Kátia Abreu em seu relatório.

O relatório foi embasado em dados técnicos sobre o tema. Kátia Abreu promoveu duas audiências públicas – uma em Palmas (TO) e outra em Brasília - a fim de discutir os possíveis impactos da transposição com especialistas da área.

“Quase a totalidade dos palestrantes foi contrária à transposição porque não existem estudos, base técnica nem razão para transpor mercadorias da ferrovia Norte-Sul por meio de uma hidrovia que custará bilhões de reais”, afirmou a senadora.

Fonte: Ascom/Senadora Kátia Abreu

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Em Destaque

Em Tocantinópolis, Carlesse é mais uma vez Consagrado nas Urnas com 81,73% dos Votos Válidos

Foto da notícia

Data: 24/06/2018 22:05:32 - Visualizações: 556

Notícias Relacionadas

22/06/2018
Polícia Militar Prende Um Homem Por Porte de Entorpecentes

22/06/2018
Polícia Militar Recupera Mais Uma Moto Furtada e Providencia a Restituição Para Sua Legítima Proprietária

21/06/2018
Escola do Legislativo Finaliza Primeira Etapa do Curso de Inglês

21/06/2018
Mutirão Previdenciário em Palmeirópolis Resulta em 82 Audiências Realizadas

21/06/2018
Luana Prestigia Festividades de Aniversário de Emancipação de Peixe

21/06/2018
Operação Conjunta do MPE e PM Resulta na Prisão de Acusado de Estupros

Todas as Notícias