Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Oficina do Bolsa Família Capacita Novos Coordenadores Municipais

Data do post: 08/06/2018 13:37:52 - Visualizações: (681)

Com o objetivo de capacitar os novos coordenadores municipais no trabalho com o sistema de gestão do Programa Bolsa Família (PBF), acontece nesta sexta-feira, de 8h às 14h, no Laboratório de Informática da Secretaria do Trabalho e Assistência Social (Setas), em Palmas, a Oficina Bolsa Família na Educação.

Setas-TO“Em cada município há um coordenador responsável por compreender a política do Programa, trabalhar em contato com os gestores e com os operadores das escolas, e também acompanhar a frequência dos alunos beneficiários do Programa. Alguns desses coordenadores assumiram há poucos dias e precisam estar alinhados com a dinâmica do programa, já que o compromisso da educação é com o acompanhamento da frequência escolar”, esclareceu Diva Nunes Rezendes, coordenadora estadual do PBF no Tocantins.

Segundo ela, o coordenador precisa, além de saber lançar no sistema os dados da frequência, conhecer o perfil dos alunos que participam do PBF. “É preciso entender quem são essas crianças, para trabalhar avaliando os resultados obtidos no final de cada período de coleta dos dados nas escolas, e assim não ficar só na informação da frequência”, complementa.

O acompanhamento da frequência escolar dos alunos beneficiários do PBF integra as chamadas condicionalidades, que são compromissos assumidos pelas famílias e pelo poder público nas áreas de saúde e educação para a superação da pobreza.

Doracilda Francisca de Souza, há 20 dias na coordenação do PBF em Peixe, cidade a 290 km de Palmas, falou sobre o que espera da capacitação: “Desde que assumi, busquei aprender e já estou bem ambientada com o sistema de gestão; agora é o momento de sanar as dúvidas e aprender um pouco mais com os instrutores sobre os detalhes do Programa”, afirmou ela.

Participam da Oficina os municípios de Aragominas, Almas, Cristalândia, Crixás, Esperantina, Guarai, Miracema, Nova Olinda, Novo Acordo, Peixe, Pequizeiro, Tocantínia, Sandolândia.

Programa Bolsa Família

É um programa de transferência direta de renda, direcionado às famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o País, de modo que consigam superar a situação de vulnerabilidade e pobreza. O Programa busca garantir a essas famílias o direito à alimentação e o acesso à educação e à saúde.

Fonte: Setas-TO