Período de Estiagem Receberá Força-tarefa na Próxima Quarta-feira

Data do post: 12/06/2018 13:27:47 - Visualizações: (245)    Imprimir

Na quarta-feira, 13, ocorrerá o dia D da força-tarefa de combate às queimadas no Estado do Tocantins. A ação será realizada na capital e conta com diversas ações com parceria efetiva de 20 órgãos estaduais e federais.

Naturatins-TONa segunda, 11, foi lançado o cronograma de operação da força-tarefa de combate as queimadas no Estado com apresentação do planejamento das ações de prevenção, combate e fiscalização contra as queimadas e os incêndios florestais para o Tocantins. O presidente do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Jorge Kleber participou do evento, que foi realizado no Palácio Araguaia e coordenado pelo subsecretário do Meio Ambiente Rubens Brito, contando ainda com a participação dos demais órgãos parceiros.

No Estado o Naturatins é responsável pelo controle e combate de queimadas nas quatro unidades de conservação que são os Parques Estaduais do Jalapão, Cantão, Lajeado e Monumento Estadual das Árvores Fossilizadas, além das suas respectivas Áreas de Proteção Ambiental (APAs).

O presidente do Naturatins, Jorge Kleber, disse que no mês de janeiro foi realizado o Plano de Proteção Contra o Fogo, com criação do Núcleo de Manejo Integrado do Fogo (MIF). Também foram contratados brigadistas e adquiridos equipamentos de proteção individual para a formação das brigadas contra incêndios florestais. “As atividades do MIF já começaram em áreas dos parques estaduais do Jalapão e Lajeado. Em breve iniciarão nas Áreas de Proteção Ambiental. E estamos preparados para as ações da força-tarefa no dia D”, frisou o presidente.

Em 2018 a proposta da força-tarefa continua com foco nos municípios prioritários que lideram o ranking de queimadas no Tocantins: Formoso do Araguaia, Lagoa da Confusão, Lizarda, Novo Acordo, São Felix, Pium e Ponte Alta do Tocantins. De acordo com Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Tocantins está em 3º lugar em queimadas.

Durante a reunião, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e a Defesa Civil, anunciaram a contratação, por meio de convênio com a Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto), de 50 brigadistas que atuarão de agosto a outubro, período de estiagem no Estado.

A mobilização da força-tarefa também engloba educação ambiental, campanha institucional de apoio e uma central de inteligência para o mapeamento e controle das áreas queimadas ou com focos de incêndios, por meio do Centro de Monitoramento Ambiental e Manejo do Fogo (Cemaf).

Ao todo serão investidos R$ 750 mil para a admissão dos brigadistas, capacitação, compra de equipamentos de proteção individual, salários e demais despesas necessárias para a formação da brigada.

Também foi anunciado o Acordo de Cooperação Técnica para implantar o Projeto Salvando Vida, que prevê o treinamento, estruturação e operacionalização de Brigada de Incêndio composta por egressos do Sistema Penitenciário do Tocantins, que são pessoas privadas de liberdade que cumprem pena em regime aberto e cumpridores de medidas alternativas, com exceção do monitoramento eletrônico.

Força-Tarefa

Entre os 20 órgãos que estão à frente da força-tarefa, estão o Naturatins, Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), Defesa Civil, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Fundação Nacional do Índio (Funai), Exército Brasileiro (EB), Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Polícia Militar Ambiental, Defesa Civil Municipal de Palmas, Guarda Metropolitana, Corpo de Bombeiros, Ministério Público Estadual (MPE), Instituto de Terras do Tocantins (Itertins), Federação da Agricultura e Pecuária do Tocantins (Faet), entre outros.

Fonte: Naturatins-TO

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Em Destaque

Esquema Fraudulento de Nomeação de Concursados na Prefeitura de Porto Franco Pode Levar a Quase 100 Exonerações

Foto da notícia

Data: 22/02/2019 19:23:16 - Visualizações: 5922

Notícias Relacionadas

22/02/2019
Laticínio Clandestino é Interditado na Zona Rural de Pequizeiro

22/02/2019
Integração de Países do Mercosul é Destacada em Encontro da União de Parlamentares Sul-Americanos

22/02/2019
Polícia Civil Prende Suspeito de Homicídio de Professor na Região Sul da Capital

22/02/2019
Durante Assembleia da UPM, Vanda Monteiro Propõe Criação da Comissão da Mulher

22/02/2019
Abastecimento Começa a Ser Restabelecido no Município de Fátima

22/02/2019
DPE-TO Requerem Esclarecimentos da Seciju Sobre Morte de Detento na CPP

Todas as Notícias