Comitê do Fogo Realiza Dia D de Combate às Queimadas na Capital

Data do post: 13/06/2018 13:45:49 - Visualizações: (111)    Imprimir

O Comitê Estadual de Combate a Incêndio Florestal e Controle de Queimadas no Estado do Tocantins (Comitê do Fogo) realiza nesta quarta-feira, 13, a partir das 7 horas, o Dia D de Prevenção a Queimadas e Incêndios Florestais em Palmas.

Corpo de Bombeiros MilitarA ação é realizada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO), por meio da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cedec-TO), e demais instituições integrantes do Comitê do Fogo e faz parte do Plano de Ação das atividades a serem implementadas em 2018.

Ao todo, participarão da ação, na Capital, mais de vinte instituições que utilizarão 23 veículos e 50 agentes que percorrerão 10 rotas nas propriedades rurais do entorno de Palmas.

Decreto

No dia 28 de maio de 2018, o Governo do Estado publicou o Decreto Nº 5.823 declarando a situação de risco de desastre ambiental resultante de incêndios florestais na área de cobertura vegetal de 11 municípios no Tocantins: Almas; Formoso do Araguaia; Lagoa da Confusão; Lizarda; Mateiros; Palmas; Paranã; Pium; Ponte Alta do Tocantins; Rio Sono e Santa Rita do Tocantins.

“O Dia D de Prevenção a Queimadas e Incêndios Florestais, atenderá todas as cidades contempladas no decreto de situação de emergência ambiental”, enfatizou o presidente do Comitê e atual superintendente da Cedec-TO, tenente-coronel Geraldo da Conceição Primo.

Dia D de Prevenção a Queimadas e Incêndios Florestais

Segundo o tenente-coronel Geraldo Primo, “o Dia D é um dia de conscientização aos proprietários rurais, onde as instituições parceiras visitam as propriedades e orientam os donos das áreas rurais a respeito dos prejuízos que as queimadas provocam e as conseqüências de se realizar queimadas sem a devida autorização do órgão competente, para que possamos reduzir os focos de incêndios no nosso Estado”.

A ação compreende visitas nas propriedades rurais, priorizando os municípios com maior número de focos de queimadas nos últimos três anos, visando sensibilizar e levar informações sobre mecanismos e prevenção (manejo do solo e construção de aceiros) e uso legal do fogo (autorização e queima controlada), bem como de possíveis aplicações da legislação para repressão às atitudes irregulares.

A previsão é que, no próximo dia 19 de junho, o Dia D seja realizado em Almas, e Ponte Alta do Tocantins; dia 20 em Paranã e Mateiros; dia 28 de junho em Pium e Santa Rita do Tocantins; dia 29 em Lagoa da Confusão e Formoso do Araguaia; dia 4 de julho em Rio Sono e dia 5 de julho em Lizarda.

Fonte: Corpo de Bombeiros Militar

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Em Destaque

Cartório Eleitoral da 9ª Zona Divulga Edital de Nomeação de Mesários da Próxima Eleição

Foto da notícia

Data: 14/08/2018 12:33:59 - Visualizações: 435

Notícias Relacionadas

14/08/2018
FIETO/ Vetor e TV Jovem Record Tocantins Divulgam 1ª Rodada de Pesquisa de Intenção de Votos no TO

14/08/2018
Prefeito de Nova Olinda é Afastado a Pedido do MPE Por Contratações Irregulares que Chegam a Quase R$ 12 Milhões

14/08/2018
Nova Cúpula da SSP Conta com Delegados na Secretaria, Subsecretaria e Delegacia-geral

14/08/2018
Polícia Civil Prende em Arapoema Homicida Foragido do Estado do Maranhão

14/08/2018
Companhia Aérea Deverá Indenizar Passageira em R$ 7 Mil Por Bagagem Extraviada

14/08/2018
Unidades SENAI de Taquaralto e Araguaína Estão com Processos Seletivos Abertos

Todas as Notícias