Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Justiça Condena o Ex-prefeito de Monte Santo Por Improbidade Administrativa

Data do post: 13/06/2018 13:53:34 - Visualizações: (722)

A Justiça condenou o ex-prefeito de Monte Santo do Tocantins, Francisco José Ferreira Lima, por improbidade administrativa. Conforme a sentença, proferida nesta terça-feira (12/06), o Município deixou de repassar a uma instituição financeira o valor que era descontado de servidores, em folha, referente ao pagamento de empréstimos consignados.

Tribunal de Justiça-TOA decisão é do juiz Adolfo Amaro Mendes, da 1ª Vara Cível da Comarca de Paraíso do Tocantins, que destacou na sentença a obrigação do demandado, como gestor municipal, repassar as verbas que descontava dos servidores às instituições conveniadas. “Assim sendo, a dívida junto à Caixa Econômica Federal, comprovadamente, foi ocasionada por omissão do demandado em determinar a retenção e repasse dentro da forma conveniada”, ressaltou.

Para o magistrado, o ato de improbidade administrativa causou dano ao erário e lesão aos princípios da administração pública. De acordo com os autos,  a dívida do município de Monte Santo com a Caixa Econômica Federal durante o mandato do ex-gestor (2012-2016) soma R$ 22.794,21.

Na sentença, o ex-prefeito foi condenado ao pagamento de multa civil equivalente ao valor do dano (R$ 22.794,21) e ressarcimento do dano causado ao erário. O ex-gestor ainda teve os direitos políticos suspensos por cinco anos e está proibido de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios pelo mesmo prazo.

Confira aqui a sentença.

Fonte: Tribunal de Justiça-TO