Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Prefeitura de Tocantinópolis Finaliza Primeira Turma do Projeto Hidroginástica Para Gestantes

Data do post: 13/06/2018 17:44:25 - Visualizações: (1856)

Cuidar da cidade e das pessoas, é um dos objetivos principais do Governo Municipal. E com o propósito de oferecer qualidade de vida e bem-estar às gestantes durante o período da gravidez, a Prefeitura de Tocantinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, finalizou nesta quinta-feira (7), a primeira turma do Projeto de Hidroginástica para Gestantes.

Dirceu LenoO projeto teve início no mês de março, e ao longo desses três meses, as gestantes receberam na Associação Atlética do Banco do Brasil, vários cuidados em benefício ao parto seguro e humanizado, é o que conta a profissional de Educação Física, Ana Célia Sousa. “Durante dois dias da semana (terça e quinta), pelo período de 45 minutos, as gestantes foram orientadas quanto aos exercícios que condicionam ao bom desempenho físico e saudável. Além deste indicador referente ao parto normal, é preciso ressaltar o bem-estar que a atividade de hidroginástica proporciona à gestante durante o período de gravidez, permitindo-a passar por este período de forma mais agradável, saudável e feliz”, explicou.

Ana Célia pontua ainda que esta foi sua primeira turma e, desde então, ficou maravilhada com os resultados obtidos. “Agradeço ao secretário de Saúde, Jair Aguiar, em proporcionar este projeto às gestantes, pois tem sido uma experiência maravilhosa tanto para mim, quanto para elas. Ver as barrigas crescerem, ter e saber que estou participando desse cuidado, e ter a possibilidade de estar oferecendo um serviço de qualidade pela Prefeitura, é muito bom. Parabenizo a todas que conseguiram permanecer até o final. Agradeço a cada gestante e desejo um parto maravilhoso e tudo de bom para todas”, agradeceu a profissional.

Outro que parabenizou a realização da iniciativa foi o professor Gustavo Roberto Almeida. O profissional de Educação Física ingressou há pouco tempo no projeto e mesmo assim, deu sua parcela de contribuição. “Não estive presente desde o início, mas percebi que a turma é ótima. Foi muito bom trabalhar com as gestantes. Vemos a importância desse projeto, pois esta é uma fase de grande relevância para as gestantes, que além de acrescentar muito na vida, é um momento especial. Portanto, foi muito contribuir nesse grande e importantíssimo projeto”, disse.

Dirceu LenoE os elogios não param por aí. Karina Rodrigues Fontinelle destacou que a Prefeitura tem tido um olhar mais humano para a saúde da população. “Agradeço em nome de todas, pelo apoio e por esta oportunidade que a Prefeitura de Tocantinópolis e a Secretaria de Saúde tem nos oportunizado. Agradeço aos nossos queridos professores que foram essenciais e maravilhosos conosco, nos dando apoio e nos ajudando durante as atividades. Esse grupo além de exercitar o físico, é um grupo que exercita o cognitivo e, isto é uma forma de estarmos trocando ideias, de estarmos inseridas e envolvidas no mesmo momento, momento este especial que é a gestação”, disse emocionada.

As participantes do projeto fizeram questão de destacar a importante relevância das atividades para o momento do parto. Fabrícia de Jesus da Silva disse se sentir maravilhada com a experiência. “Cada gestante teve a oportunidade de informar uma para a outra, a partir dos ensinamentos, como tem que ser feito. Outra coisa, não o grupo não deveria acabar enquanto todas não conhecessem os bebês uma das outras. Foi um prazer participar desse projeto. Agradeço aos professores, às demais colegas pela paciência, pelos bons momentos que estivemos juntas, porque tínhamos dias que estávamos com problemas e ao chegar aqui os profissionais nos davam força para superá-los”, frisou.

Ana Cássia Cardoso Costa que está em sua terceira gestação ressalta o quão é gratificante e maravilhoso compartilhar esse momento junto com as demais gestantes que participaram da primeira turma de hidroginástica. “Essa é minha terceira gestação, todas eu tive a oportunidade de fazer hidroginástica, no entanto, eu gostei muito do projeto que a Secretaria de Saúde e a Prefeitura ofertaram para nós gestantes”, disse.

Dirceu LenoOutra que fez questão de agradecer a oportunidade foi a gestante Jaqueline Araújo Moura. Ela que está na sua segunda gestação disse que foi muito importante os momentos vivenciados no grupo, visto que muitas das vezes por ter uma vida muito agitada durante a semana inteira, ficava aguardando ansiosa pelos dias do projeto.

“Participar dessa ação é muito gratificante. Além de relaxar o físico, relaxamos, principalmente, a mente. Aqui é o momento onde rimos e trocamos experiências, então, mais do que trabalhar o físico, é importante trabalharmos a mente, que é muito importante durante a gravidez, pois o processo mental precisa estar bem equilibrado. Essa é minha segunda gravidez e pela primeira vez estou fazendo aulas de hidroginástica. Participar desse projeto está sendo diferente e bem necessário. Tenho um trabalho bastante tumultuado e na maioria das vezes acaba atormentando um pouco. Então, esse momento é de relaxar e esquecer os problemas e se dedicar a saúde. Agradeço aos professores pela paciência e espero estar presente na outra turma para concluir esse processo”,disse Jaqueline Araújo.

Fonte: Dirceu Leno/ Ascom Prefeitura Tocantinópolis