Projeto da Deputada Dorinha Garante Bolsas de Pesquisa a Servidores Técnicos de Institutos Federais

Data do post: 14/06/2018 14:17:35 - Visualizações: (128)    Imprimir

A Comissão de Educação aprovou nesta quarta-feira, 13, o Projeto de Lei 9690/18, de autoria da deputada Professora Dorinha (Democratas/TO) que proporciona aos servidores dos Institutos Federais o acesso a bolsas de pesquisa, desenvolvimento, inovação e intercâmbio.

Gab. Deputada Professora DorinhaDorinha justificou que a concessão de bolsas ocorre com as categorias docente, discente e até dos pesquisadores externos ou ligados a empresas, exceto com os servidores técnicos administrativos em atividades educacionais. “Isso configura uma injustiça, pois muitos deles ingressam em cursos de pós-graduação lato ou stricto sensu, especialmente em nível de mestrado, visando o aperfeiçoamento técnico e acadêmico”, justificou.

O Instituto Federal do Tocantins (IFTO), por exemplo, conta atualmente com 580 servidores técnicos administrativos em educação, os quais, além das atribuições específicas de cada cargo, prestam assessoria nas atividades de ensino, pesquisa e extensão e poderiam ser contemplados. A fim de assegurar isonomia, a matéria propõe a alteração da Lei n.º 11.892/12, que cria os Institutos Federais, para a ampliar a concessão do benefício.

O relator da matéria, deputado Gedeão Amorim (MDB/AM) disse que o projeto é fundamental no preenchimento de uma lacuna que não atendia o corpo técnico dos institutos federais que estão sendo implementados em todo o Brasil trazendo um diferencial na formação de jovens.

Professora Dorinha ressaltou que a mudança proposta não implica gastos adicionais por parte do governo federal, apenas abre oportunidade para que os servidores técnicos concorram a bolsas já previstas pelas respectivas instituições de ensino. A matéria agora segue para apreciação das comissões de Ciência e Tecnologia; e Constituição e Justiça.

Fonte: Gab. Deputada Professora Dorinha

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Em Destaque

Cartório Eleitoral da 9ª Zona Divulga Edital de Nomeação de Mesários da Próxima Eleição

Foto da notícia

Data: 14/08/2018 12:33:59 - Visualizações: 435

Notícias Relacionadas

14/08/2018
FIETO/ Vetor e TV Jovem Record Tocantins Divulgam 1ª Rodada de Pesquisa de Intenção de Votos no TO

14/08/2018
Prefeito de Nova Olinda é Afastado a Pedido do MPE Por Contratações Irregulares que Chegam a Quase R$ 12 Milhões

14/08/2018
Nova Cúpula da SSP Conta com Delegados na Secretaria, Subsecretaria e Delegacia-geral

14/08/2018
Polícia Civil Prende em Arapoema Homicida Foragido do Estado do Maranhão

14/08/2018
Companhia Aérea Deverá Indenizar Passageira em R$ 7 Mil Por Bagagem Extraviada

14/08/2018
Unidades SENAI de Taquaralto e Araguaína Estão com Processos Seletivos Abertos

Todas as Notícias