Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Tocantins Conquista Equivalência Federal em Inspeção de Produtos de Origem Animal

Data do post: 21/06/2018 10:58:50 - Visualizações: (763)

O Tocantins dá um grande salto no crescimento agropecuário com a aprovação da adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA), publicada na quarta-feira, 20, no Diário Oficial da União, por meio da Portaria nº 69 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Adapec TocantinsCom isso, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) passa a ter equivalência federal no serviço de inspeção de produtos de origem animal (carne, leite, mel, pescado, ovos e seus derivados), consequentemente as empresas que aderiram ao Sistema poderão expandir a comercialização de seus produtos em todo território nacional.

O processo de adesão iniciou em outubro de 2011, desde então, o Estado passou por auditorias, onde foi avaliado o sistema operacional, físico e estrutural visando adequações. “É uma grande vitória de todos que contribuíram para que chegássemos finalmente a essa conquista, que abrirá novos mercados e impulsionará os investimentos. Esta certificação chancela a qualidade do nosso trabalho e dos nossos produtos com a mesma eficiência federal”, comemora o presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha.

No Tocantins, há 25 estabelecimentos registrados no Serviço de Inspeção Estadual (SIE), destas, duas também foram aprovadas no Sisbi e mais seis já demonstraram interesse. “A adesão das empresas é feita de forma voluntária, basta que os empresários, que tenham registro nos serviços de inspeção estadual ou municipal, procurem a Agência e se coloquem à disposição para passarem pelas avaliações e todo o processo exigido”, informa o gerente de inspeção animal da Adapec, Márcio Rezende.

A indústria Espetos Aurea, que é registrada no SIE, é uma das que aderiam ao Sisbi e, a partir de agora, seus produtos poderão ser vendidos em todo o Brasil. A empresa investiu aproximadamente R$ 200 mil em maquinários, câmaras frias, processo de rotulagem e treinamento, ajustando-se as legislações e as exigências. “É uma alegria ver efetivado este sonho. Minha expectativa é aumentar em 50% a produção de espetos, que hoje gira em torno de 500kg por dia, já temos procura de compradores dos estados do Pará, Maranhão e Bahia”, disse o proprietário Whashington Rosário dos Santos.

O inspetor agropecuário, Jean Paulo Galletti, explicou que durante sete anos, a Agência trabalhou para conseguir a resposta definitiva à adesão. “Foram anos de trabalho, corrigindo as demandas apontadas, implantando e orientando sobre o Programa de Autocontrole em todas as indústrias com SIE, entre tantas outras ações, por isso, consideramos uma grande conquista”, ressalta. Atualmente, a Agência conta com 25 médicos veterinários trabalhando exclusivamente na inspeção de produtos de origem animal.

Sisbi

O Sisbi-POA, que faz parte do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária (Suasa), padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal, para garantir a inocuidade e segurança alimentar.

De acordo com o Mapa, além do Tocantins, já aderiram ao sistema nove estados e o Distrito Federal (Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul,Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Distrito Federal); 16 serviços municipais e três consórcios de municípios.

Fonte: ADAPEC Tocantins