Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Banco de Dados Vai Oportunizar Formação Profissional a Jovens em Medidas Socioeducativas

Data do post: 25/06/2018 10:54:24 - Visualizações: (743)

Os juízes Gilson Coelho Valadares e Frederico Paiva Bandeira de Sousa representaram o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) na reunião da Comissão Interinstitucional da Aprendizagem, na última quinta-feira (21/06).

Tribunal de Justiça-TOO encontro aconteceu na sede do Ministério Público Estadual (MPE), em Palmas, e discutiu a criação de um banco de dados para o desenvolvimento de programas para a qualificação de adolescentes e jovens que cumprem medidas socioeducativas.

A Comissão decidiu por unir as instituições em um fluxo único de trabalho para, inicialmente, estruturarem um banco de dados com o perfil de cada adolescente, a fim de definir os melhores cursos ou estratégias para possibilitar que eles sejam capacitados e inseridos no mercado de trabalho.

A primeira etapa do levantamento de informações deverá começar por Palmas, sendo expandido para o interior do Estado posteriormente. Seciju e Setas se comprometeram a apresentar, em duas semanas, um banco de dados inicial à comissão. Após isso, a comissão deve trabalhar na identificação de vagas, para então mapear as dificuldades existentes e definir quais cursos serão oferecidos e como serão configurados, a fim de potencializar as oportunidades destes jovens no mercado.

Um primeiro contato com os empresários também deve ser realizado em breve pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que deve apresentar a demanda das empresas que precisam contratar jovens aprendizes. A equipe do Sine também vai iniciar um cruzamento de dados iniciais.

Para o coordenador do Centro de Apoio às Promotorias da Infância e Juventude (Caopij), promotor Sidney Fiori, um dos grandes desafios da comissão é justamente a de sensibilizar os empresários e instituições tocantinenses a acolher esses jovens, principalmente os que cumprem medidas socioeducativas, já que existe uma grande carga de discriminação e estigma sobre esses adolescentes.

A reunião foi conduzida pelo coordenador do Caopij e contou com a participação de magistrados, promotores de Justiça que atuam na área da Infância e de representantes do Sistema “S”, Renapsi,CIEE, IFTO, Sine e Secretarias Estaduais da Cidadania e Justiça (Seciju) e do Trabalho e Ação Social (Setas), dentre outros.

Fonte: Tribunal de Justiça-TO