30º Festival Arraiá da Alegria Reúne Multidão no Primeiro Dia de Apresentações

Data do post: 29/06/2018 19:00:04 - Visualizações: (861)    Imprimir

Aguardado com muita expectativa, nesta quinta-feira (28), a Prefeitura de Tocantinópolis, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação e Diretoria Municipal de Cultura e Turismo e, com o apoio das demais secretarias municipais, deu o ponta pé inicial no 30º Festival de Quadrilhas Arraiá da Alegria.

Dirceu LenoO evento é considerado como um dos festivais culturais de maior tradição junina do Tocantins.

Uma multidão lotou o quadrilhódromo para prestigiar a primeira noite do festival, onde contou com as apresentações especiais das escolas Professora Aldenora Alves Correia, Pré-Escolar Santa Terezinha, Paroquial Cristo Rei, Alto da Boa Vista II e, XV de Novembro. Os grupos Superação do Cras de Tocantinópolis e Senta que te Levo, de Açailândia-MA, trouxeram mensagem de otimismo e determinação ao retratar sobre os cadeirantes e deficientes físicos, que em sua maioria não tem seus direitos respeitados.

Iniciando as competições do concurso, a primeira junina a se apresentar foi Matutos da Vinte, da cidade de Carrasco Bonito-TO. No seu primeiro ano, os brincantes expuseram o tema “Coco Babaçu”, no qual reportaram a árdua vivência das quebradeiras da matéria-prima, muito comum na região do Bico do Papagaio. “Extremamente feliz em poder participar desse que é considerado o maior festival de quadrilhas do Tocantins”, disse o coordenador da junina.

Pizada da Butina, representante da Capital Palmas, apostou em vestimentas de cores vibrantes e trouxe uma relevante e merecida homenagem para os professores. “Guerreiros do Giz: os verdadeiros heróis brasileiros” fez uma reflexão a essa profissão que ao mesmo tempo em que é tão importante também é a mais desvalorizada no Brasil. “Nossa temática é baseada nesses heróis brasileiros que para lutar pelo nosso país usam como armas sua capacidade de ensinar e passar conhecimento, de giz na mão são os únicos que podem mudar o Brasil”, destacou Whallas Furtado.

Dirceu LenoA junina referiu-se ainda ao nível de responsabilidade que um professor exerce sobre uma sociedade é quase sempre discriminada pela própria, que parece vendada por outras situações. “Professores são sujeitos de seu tempo: encaram os baixos salários, a falta de reconhecimento e prestígio, escolas precárias e a falta de incentivo e o excesso de burocracia para recriarem sua profissão. Mas isso não impede que muitos educadores saiam às ruas, entrem nas salas e inventem diariamente o significado de construir o conhecimento, de trabalhar na formação das futuras gerações e ajudar a lapidar um mundo melhor”, disse o diretor da Pizada da Butina, Whallas.

Com temas atuais que marcam e remetem aos variados temas da nossa história, cultura ou mesmo da atual conjuntura do nosso país, o 30º Festival de Quadrilhas Arraiá da Alegria seguirá até o próximo domingo, dia 1º julho. Para esta segunda noite de apresentações, são esperadas 8 juninas, além de participações especiais das escolas do município.

O prefeito Paulo Gomes, que esteve acompanhado da primeira-dama, Priscila Lutiane e, da vice-prefeita, Eleny Araújo, destacou sua felicidade em promover a trigésima edição do festival, durante sua gestão. “Tocantinópolis se destaca a cada ano por realizar um dos maiores eventos folclóricos e ininterrupto. Parabenizo a todos os que organizaram esse evento. É isso que nos motiva a melhorar cada vez mais este festival de significado cultural, na premissa de desenvolver a valorização cultural do nosso município”, ressaltou o prefeito.

Dirceu LenoEstrutura

A cada edição, a Administração Municipal traz grandes novidades, e essa não poderia ser diferente. Com uma estrutura bastante elogiada pelo público, a Diretoria de Cultura e Turismo organizou e ornamentou um excelente espaço. Praça de alimentação com barracas de comidas típicas, shows, culturais, casa de fotos e, decoração em clima de Copa do Mundo deixam o local com aspecto bonito e alegre. Durante os quatros dias de festival, público vai ter a oportunidade de dançar muito ao som de música regional. O primeiro a se apresentar foi Léo Dias.

“Nossa meta é fazer o diferencial, portanto, trazer novidades para o público que nos prestigia e reconhece nosso esforço para fazer um dos maiores festivais de quadrilhas da região norte do Brasil, sempre será nosso objetivo”, ressaltou o diretor de Cultura, Celino Nunes.

ASSISTA AO VIVO CLIQUE AQUI

Fonte: Dirceu Leno/ Ascom Prefeitura Tocantinópolis

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Em Destaque

Em Tocantinópolis, Construção de Casas Populares no Povoado Ribeirão Grande Estão em Fase de Conclusão

Foto da notícia

Data: 18/07/2018 01:38:52 - Visualizações: 629

Notícias Relacionadas

18/07/2018
Estado Deverá Indenizar Mecânico de Tocantinópolis que Perdeu a Visão do Olho Direito Durante Acidente de Trabalho

18/07/2018
Em Tocantinópolis, Construção de Casas Populares no Povoado Ribeirão Grande Estão em Fase de Conclusão

18/07/2018
Fabion Participa de Jogo Amistoso em Axixá e Prestigia Carnaval Fora de Época em Nazaré

18/07/2018
Durante reunião em Maurilância, Fabion Recebe Apoio de Lideranças Políticas

18/07/2018
Município de Tocantinópolis Realiza 1° Fórum do Selo Unicef Nesta Quinta-feira, 19

16/07/2018
Prefeito Paulo Gomes Oficializa Abertura do Período de Veraneio da Praia da Santa

Todas as Notícias