Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Solenidade Encerra Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos 2018

Data do post: 03/07/2018 14:28:15 - Visualizações: (737)

Na manhã desta terça-feira, 03, o Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO) realizou solenidade comemorativa ao Dia Nacional do Bombeiro (02 de julho) e de encerramento do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS) 2018.

Corpo de Bombeiros MilitarO evento, que contou com a participação de familiares e amigos dos formandos, ocorreu no pátio do 1º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM) em Palmas.

“Os senhores chegaram até aqui por mérito pessoal e com o apoio familiar. Essa é a nossa segunda formatura desde que assumimos o comando, pois logo que entramos, tivemos a formatura do CEHS [Curso Especial de Formação de Sargentos]. A nossa ênfase é juntar esforços para realizarmos os nossos cursos da carreira e as nossas necessárias especializações em várias áreas de conhecimento afins. Visitamos as nossas unidades do interior do Estado e vimos que é preciso descentralizar os cursos e além de Palmas, já realizamos as capacitações em Araguaína e em Gurupi. Parabéns a toda a turma do CAS 2018! Todos são vencedores!”, destacou o comandante-geral do CBMTO, coronel Reginaldo Leandro da Silva.

Curso

O Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS) 2018 foi realizado de 30 de abril a 02 de julho na Academia de Formação de Bombeiros Militar (AFBM) na Capital. Ao todo, 15 bombeiros militares participaram da capacitação que teve entre as disciplinas ministradas a de Moral e Ética; Defesa Civil; Treinamento Físico Militar, Administração de Recursos e Materiais; Sistema de Comando de Incidentes e Segurança contra Incêndios e Pânico totalizando uma carga horária de 285 horas/aula.

“O curso significa um momento muito importante na carreira do sargento, no qual ele é preparado para assumir a graduação de subtenente que é o ápice da carreira do praça. Os militares passaram por uma qualificação de 285 horas/aula, sendo 100 horas em caráter de ensino à distância e 185 em caráter presenciais”, disse o comandante operacional do CBMTO, major Cléber Borges Sobrinho que, atualmente, também responde pela Diretoria de Planejamento, Ensino e Pesquisa da corporação.

Corpo de Bombeiros MilitarHomenagem

Durante a solenidade, a viúva do subtenente do CBMTO, Jurandir Ribeiro Reis, falecido em maio de 2017, Ludmylla Souza Gomes, recebeu flores em homenagem ao militar. Também em homenagem ao militar, a turma do CAS 2018 recebeu o nome do subtenente.  

Autoridades

Também estiveram presentes ao evento o Chefe do Estado Maior (CHEM) e subcomandante do CBMTO, tenente-coronel, Carlos Eduardo de Souza Farias lugar, o presidente da Federação Aquática do Estado do Tocantins (Faeto), Luiz Roberto Soares; o coronel do 22º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro, Diogo Fernandes Vieira; o diretor de Apoio e Logística da Polícia Militar do Tocantins (PMTO), tenente-coronel Wander Araújo Vieira; o diretor do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER), tenente-coronel Ferrão; o capitão da Capitania Fluvial do Araguaia-Tocantins da Marinha do Brasil, Adalberto Ramos; o superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Antônio Versiane Queiroz e a enfermeira do Núcleo de Educação e Urgência do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) da Capital, Karla de Souza Luz.

Fonte: Corpo de Bombeiros Militar